Atletas de Blumenau conquistam medalhas no Pan-Americano de Karatê

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A competição aconteceu entre os dias 28 e 30 de agosto na Bolívia e valia vaga para o mundial.

Texto: Mariana Campos Silva

Atletas de Blumenau (Associação Blumenau de Karatê / Ipiranga / Barão / Corrêa / Park Europeu / FMD) conquistaram medalhas durante o Campeonato Pan-Americano de Karatê. A competição aconteceu entre os dias 24 e 30 de agosto, em Santa Cruz, na Bolívia. Ariadne Boing conquistou o bronze na categoria cadetes kumitê até 47 kg e garantiu vaga para defender o Brasil no Mundial de Base, em Sentul City, na Indonésia, em novembro. As meninas do kata equipe Júlia Krüger, Jéssica Luebke e Marta Schwartz participam do Mundial, mesmo não sendo premiadas com medalhas. Camily Costa, no kumitê sub-14 até 35 kg, também conquistou a medalha de bronze, mas não conseguiu a vaga.

Para o técnico da Confederação Brasileira de Karatê, Vanderlei de Oliveira, os resultados das atletas demonstram crescimento da equipe, que aos poucos busca ser competitiva a nível internacional. “Esses resultados nos motivam na continuidade do trabalho e na busca de novos talentos para a modalidade, como também melhorarmos os nossos na busca de grandes resultados”, comenta. “É uma nova geração que está ganhando seu espaço na equipe, trazendo resultados expressivos para nossa cidade e estado”. A equipe blumenauense teve ainda a participação de Jaqueline Luebke, na categoria sub-14 kumitê até 40 kg.

A delegação brasileira no Pan-Americano era formada por 94 atletas, sendo seis de Blumenau. A equipe conquistou 36 medalhas ao todo, sendo cinco de ouro, dez de prata e 21 de bronze. Foi o maior número de medalhas conquistadas em toda a competição e também a maior quantidade adquirida pelo país nos últimos 11 anos. O Brasil ficou com o quarto lugar geral. O técnico Vanderlei considera a participação brasileira como boa. “Hoje, o Brasil é a referência da modalidade no continente americano, tanto nas categorias de base como na adulto”, analisa.

via PMB