Após apresentar turbidez, abastecimento de água volta ao normal em Blumenau

O problema foi causado por causa das chuvas na região. Mesmo assim, o SAMAE pede o uso consciente para evitar a falta.

Foto: Prefeitura de Blumenau

Por volta das 8h40 desta quarta-feira (4/01/23), a turbidez da Água no Rio Itajaí-açu chegou a 730 NTU (Unidade de Turbidez Nefelométrica). Ou seja, quanto maior, mais sujeira na água, mais difícil é a limpeza quando chega na ETA II (Estação de Tratamento de Água).

O problema foi causado pelo volume de chuvas que caiu no Vale do Itajaí desde ontem, o que traz mais barro e outros materiais para os rios. No último boletim do SAMAE de Blumenau, atualizado ao meio-dia, o nível de turbidez já tinha baixado para 529 NTU.

De acordo com a autarquia, agora a ETA II já está trabalhando com 100% de sua capacidade, mas os técnicos continuam monitorando a situação. O Samae orienta a população para evitar o desperdício de água lavando carros, muros, telhados e enchendo piscinas.

O uso consciente contribui para que todas as famílias possam ter água potável em suas casas. Para quem tiver problemas, dúvidas ou sugestões, a autarquia pede para que a população entre em contato através de um dos canais de atendimento:

Manutenção: atendimento 24h pelo Tele 115.

Ouvidoria: atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. O número do WhatsApp (47) 9997-6915 (somente para mensagens) funciona das 8h às 22h.