Apenas 49,45% das crianças foram vacinadas contra a polio em Blumenau

Última semana da campanha conta com vacinação móvel nos CEIs Carlos Rohweder, Nazaré, Anilda Batista Schmitt e Anton Max Artur Spranger.

A campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, que foi prorrogada pelo Ministério da Saúde (MS), segue até esta sexta-feira (30/09/22). A ação, que iniciou no dia 8 de agosto, já imunizou 8.643 crianças de 1 ano a menores de 5 anos no município. O que corresponde a 49,45%% de cobertura das 17.479 mil crianças que compõem o público-alvo.

Em 2015, durante a campanha, a vacina fundamental para evitar a paralisia infantil superou a meta e imunizou 103,6% do público-alvo. Já em 2018 e 2020 durante a campanha, a média de cobertura ficou entre 83% e 77,88% respectivamente.

Para incentivar a vacinação, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) realiza ações de imunização com uma unidade móvel em algumas unidades de saúde estratégicas, confira abaixo:

Quarta-feira (28)

  • CEI Carlos Rohweder (bairro Itoupava Central) – 8h às 12h
  • CEI Nazaré (bairro Itoupava Central – 13h30 às 16h
  • CEI Anilda Batista Schmitt (bairro Fortaleza) – 8h às 16h

Quinta-feira (29)

  • CEI Anton Max Artur Spranger (bairro Testo Salto) – 8h às 16h.

Vale lembrar que todas as crianças entre 1 e 5 anos de idade precisam ser vacinadas; mesmo aquelas que já receberam o imunizante contra a doença precisam do reforço neste momento de epidemia.

A equipe da Vigilância Epidemiológica de Blumenau ressalta que a cobertura segue abaixo do esperado e é preciso que pais e responsáveis levem as crianças para vacinar contra a paralisia infantil. A poliomielite não tem cura e a vacinação é a única forma de prevenção.

Aplicação das Vacinas

A aplicação dos imunizantes segue sendo disponibilizada nas unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) e Ambulatórios Gerais da Família (AGF) com sala de vacinação, com horário estendido até às 20h nas unidades com sala de vacinação. A relação das salas de vacinas ativas pode ser acessada clicando aqui.

Não é necessário aguardar intervalo de 15 dias entre a aplicação da vacina contra Covid-19 e as demais vacinas.