Amigos arrecadam roupas e entregam refeições quentes para moradores de rua e famílias carentes

 

Fotos: Ronaldo Daniel

Entre às 17h e 20h, cerca de 80 pessoas carentes se dirigiram à Cozinha Comunitária do Padre João Bachmann, localizada na Rua Almirante Tamandaré, nº 1.730, bairro Vila Nova. No local estava sendo oferecido um sopão, destinado à moradores de rua, que representaram 90% dos presentes. Os outros foram famílias carentes de baixa renda, que trouxeram seus filhos.

 

Sopas-roupas_Ronaldo-Daniel_14-6-16_08

 

Cerca de 10 crianças acompanharam seus pais, porque estavam com fome. Elas chegavam ao organizador, Ronaldo Daniel, e perguntavam: “Ô tio, é você que vai dar sopa para nós? Dar o que comer para elas foi muito gratificante”, lembra Daniel.

A maioria eram moradores de rua e as famílias vinham de bairros como Vorstadt e Velha Grande. Após se alimentarem, eles ainda receberam três “quentinhas e pão para levar”, junto com os agasalhos que escolheram.

 

Sopas-roupas_Ronaldo-Daniel_14-6-16_02

 

Em seguida, um grupo de voluntários foi entregar refeições para moradores de rua. Primeiro foram no prédio em construção ao lado do corpo de Bombeiros, em frente ao Terminal da Proeb. Também passaram atrás do CVV, onde tem algumas pessoas acampadas debaixo de lonas em um terreno baldio. Eles passaram na Rua Sete de Setembro, onde encontraram moradores de rua, em uma localidade próximo ao Hotel Plaza Hering. Debaixo da Ponte do Tamarindo, também entregaram doações e alimentos quentes.

Segundo Ronaldo Daniel, entre às 6h e 7h30min, três casais foram ao local após lerem nossa publicação em OBlumenauense. Uma senhora no bairro Garcia também leu e pediu para que fossem buscar a doação em sua casa, já que não tinha como ela ir até a cozinha comunitária. Apesar do tempo curto [publicamos a tarde], muitas pessoas contribuíram.

 

Sopas-roupas_Ronaldo-Daniel_14-6-16_09

 

Nenhum dos envolvidos, tanto na preparação, quanto arrecadação de alimentos, trabalham na cozinha comunitária. Todos ajudaram de forma voluntária e já se colocaram à disposição para um novo projeto. Será um mutirão social que acontece ainda em junho, que pretende alcançar um número ainda maior de pessoas, oferecendo desde corte de cabelo até um dia de lazer.

Quem quiser contribuir, pode fazer com doações, mas principalmente doando seu precioso tempo para ajudar quem precisa. E nesse momento, o que mais precisam são de voluntários para ajudar no dia. Nesta terça, muitas pessoas que se prontificaram acabaram não indo.

 

Sopas-roupas_Ronaldo-Daniel_14-6-16_05

 

Empresas que quiserem ajudar com doação de alimento ou roupas, também serão muito bem vindas. Alex Sandra doou o frango e legumes utilizados na sopa, que foi feita pela chef da Cozinha da Kaká, uma empresa que trabalha com doces.

Quem quiser doar ou ser voluntário, inclusive para ajudar na cozinha pode ligar para o celular (47) 7400-1127. Toda ajuda fará diferença na vida dessas pessoas.

A Rádio Guararema e RBS TV levaram doações. A RIC soube encima da hora e só teve tempo de registrar o belo trabalho desenvolvido pelos voluntários. “É muito gratificante saber que pudemos fazer diferença na vida dessas pessoas”, declara feliz Ronaldo Daniel.

 

Sopas-roupas_Ronaldo-Daniel_14-6-16_01
Cinegrafista Fábio Bublitz da RBS TV