terça-feira, 13 abril 2021
Início Geral Alimentos e bebidas muito gelados podem trincar os dentes

Alimentos e bebidas muito gelados podem trincar os dentes

dentes sensiveis

Com a chegada do Verão e dos dias quentes a tendência é que o consumo de alimentos e bebidas gelados aumente. Porém, vale um alerta para quem quer manter a saúde bucal em dia: Produtos com temperatura muito baixa podem trincar os dentes, e dentes trincados quebram com mais facilidade. A mudança de temperatura ocasiona um choque térmico e danifica os dentes. Segundo o dentista e especialista em estética bucal, Dr. Joel Mauri dos Santos, em casos extremos, a trinca pode levar à inflamação gengival.

Quando a trinca ocorre na coroa do dente, é possível ver a olho nu a linha que é formada, mas quando ela se forma na raiz a visibilidade fica melhor com uma tomografia. Além disso, é possível perceber que o dente está trincado quando há muita dor com a mudança de temperatura alimentar (quente e frio). Para se prevenir e evitar esse dano, o profissional aconselha cuidar com a mudança repentina da temperatura, evitar alimentos muito duros, além de fazer uma avaliação no dentista sobre a oclusão dos dentes, ou seja, como eles batem um com o outro, superior e inferior. Esse procedimento também é necessário, pois pode evitar que os dentes trinquem por causa da sobrecarga.

Se o dano for no esmalte do dente e não houver fratura, a princípio não há o que fazer. Porém, se for na raiz, normalmente há perda do dente. “É preciso sempre fazer uma avaliação tomográfica para avaliar o nível da trinca”, afirma Dr. Joel.

via Oficina das palavras | Letícia Oberge

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS