terça-feira, 13 abril 2021
Início Economia Guia Fácil investe em benefícios para os colaboradores

Guia Fácil investe em benefícios para os colaboradores

Ambiente geral - Guia Fácil

Com pequenas atitudes, mas que representam investimento em qualidade de vida, a empresa tem atraído colaboradores dispostos a crescer junto com o empreendimento

Funcionários motivados e entusiasmados são os melhores ativos de um empreendimento, tanto que as empresas já perceberam que a sua produtividade está diretamente relacionada com o bem-estar de seus colaboradores. Para manter os funcionários motivados e engajados, as empresas têm oferecido cursos, palestras e outros benefícios que fazem o colaborador se comprometer com o seu emprego. De acordo com a sócia da Guia Fácil, Zenilda Deschamps, o efeito dessas ações é medido em longo prazo, mas, com certeza, servem para melhorar o relacionamento entre os colaboradores e o clima organizacional.

Na Guia Fácil há uma área de convivência que está equipada com televisão, mesa para jogos e muito espaço para confraternização dos colaboradores. Além de uma “Sala de Descanso” com diversos sofás para o colaborador relaxar durante o horário do almoço. Segundo a sócia Zenilda, este espaço foi pensado como um local para as pessoas realmente descansarem das atribulações do dia a dia, por isso é dotado de todo conforto. Além disso, a empresa oferece também um Espaço Gourmet, no qual os colaboradores podem fazer suas refeições.

Três vezes por semana os funcionários têm uma pausa para participar da ginástica laboral e há intervalos para lanche tanto no período matutino quanto no vespertino, no qual todos dão uma pausa nas suas atividades. Em 2013, a empresa investiu em um MBA sobre Gestão de Processos, Plano de Negócios e Planejamento Estratégico, desenvolvido a partir das necessidades da empresa. Participaram da especialização 23 colaboradores. O MBA, inclusive, acontecia no horário de trabalho.

O colaborador Alan Boos, que trabalha no departamento de marketing, foi um dos beneficiados pela empresa e participou do curso Marketing Digital. “Cursei na ESPM Sul, em julho, e foi uma grande oportunidade de aprofundar o conhecimento na área em uma instituição de referência nacional. Após o curso, reestruturamos o Planejamento de Marketing Digital e estamos aproveitando os benefícios dele para a comunicação e estratégia de nossos produtos digitais”, enfatiza. A empresa está ciente de que precisa engajar a equipe e por isso está sempre pensando em novidades e ações voltadas para o público interno. São realizados sorteios e torneios como o campeonato de canastra, truco, uno, sinuca e tênis de mesa.

Benefícios para a empresa que investe no ser humano:

Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, produz muito mais do que aquele que não se sente bem. E esta produtividade é tanto em termos qualitativos (melhor atendimento ao cliente) quanto em termos quantitativos (aumento de vendas, redução de desperdícios e acidentes de trabalho). Um dos papéis do Recursos Humanos da empresa é de atrair, desenvolver e reter talentos. Empresas que não têm um ambiente favorável têm o prejuízo de contratar, desenvolver e no fim perder o seu colaborador para outra empresa que oferece as mesmas condições, mas que vão além e também oferecem um clima agradável e qualidade de vida. Uma empresa que acumula estresse negativo acaba reduzindo sua produtividade e perdendo dinheiro. Empresas americanas perdem, por ano, cerca de US$ 150 bilhões com o estresse no trabalho, o que inclui absenteísmo, presenteísmo (estar na empresa com a cabeça em outro lugar), desmotivação, doenças, afastamentos, acidentes e conflitos interpessoais.

Deepak Chopra, um dos maiores experts em maximização do potencial humano nos Estados Unidos, acredita que “o fenômeno que desperta a consciência para a liderança é o sucesso” e que “a espiritualidade nas empresas pode ser obtida quando o funcionário produz mais e com mais prazer”. Numa entrevista coletiva dada recentemente à imprensa em sua vinda ao Brasil, Chopra afirmou que a economia da empresa está diretamente relacionada com a educação e a criatividade. “E o combustível de tudo isso é a motivação”.

Texto: Liliani Bento | Foto: Ricardo Silva/Photuspress

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS