terça-feira, 7 dezembro 2021
InícioClimaAberturas de sol, temporal isolado com chuva intensa e mal distribuída para...

Aberturas de sol, temporal isolado com chuva intensa e mal distribuída para esta sexta (30/11) em Blumenau

Foto: Paty W. Ziegler

 

Essa foto foi tirada por Paty W. Ziegler na manhã desta sexta-feira (30/11/18) no bairro Bom Retiro, em Blumenau. A previsão do tempo aponta a presença de um sistema de baixa pressão entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Essa condição climática deixa o tempo instável, provocando pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas a partir da tarde. Já ocorreram algumas aberturas de sol que ajudaram a aumentar a temperatura.

Neste momento (11h51min) faz 30,3°C com previsão de chegar nos 32°C. A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 5h, quando fez 21,9C. O rio Itajaí-Açu está com 88 cm e a umidade relativa do ar em 62,9%. Há risco de temporal isolado com rajadas fortes e momentâneas de vento e chuva intensa e mal distribuída. Ventos fracos a moderados de noroeste.

Santa Catarina – Céu com sol entre nuvens pela manhã e condições de pancadas de chuva com raios no Oeste e Planalto Sul. No decorrer da tarde aumento de nebulosidade e pancadas de chuva com raios em todas as regiões. Em alguns pontos, os acumulados de chuva podem ser mais significativos. Não se descarta o risco de temporal localizado. Sistema cavado sobre o Sul do Brasil. Temperatura elevada e com sensação de ar abafado devido a umidade alta e cobertura de nuvens. Vento nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas associadas a pancadas de chuva.

 

Sábado (1/12)

Blumenau – Entre a tarde e à noite, novamente condição favorável a pancadas de chuva com trovoadas em virtude da presença de um cavado (área alongada de baixa pressão) em SC. A temperatura mínima varia entre 20 e 22°C e máxima entre 27 e 29°C. Ventos fracos a moderados de noroeste passando a sudeste no fim do dia.

Santa Catarina – No Oeste e Meio-Oeste, céu encoberto no início do dia, diminuindo a nebulosidade no decorrer do dia. Do Planalto ao Litoral, ocorre chuva fraca na madrugada e início da manhã, céu encoberto no decorrer do período. Entre a tarde e à noite, volta a chover nessas regiões. Sistema intensificação de um sistema de baixa pressão e formação de uma nova frente fria no Sul do Brasil. Temperatura em pequeno declínio no fim do dia, especialmente nas áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul. Vento nordeste, virando para sul, moderado com rajadas mais intensas a partir da tarde.

 

Domingo (2)

Blumenau – Presença de muitas nuvens com pancadas de chuva rápidas e isoladas no fim do dia devido ao deslocamento de uma frente fria de fraca intensidade próxima ao litoral catarinense associada a um cavado no continente. Temperatura mínima entre 19 e 21°C e máxima entre 26 e 28°.

Santa Catarina – No Oeste, Meio-Oeste, Planalto Sul e Planalto Norte, céu parcialmente nublado. Nas outras regiões, chuva leve especialmente a partir da tarde. Temperatura amena, vento sul, moderado com rajadas mais intensas especialmente no Planalto Sul e Litoral Sul.

 

Segunda-feira (3)

Blumenau – O posicionamento de um sistema de alta pressão no mar desloca de umidade do mar em direção ao continente, ocasionando a presença de muitas nuvens bem como favorecendo a condição para chuvisco fraco e isolado especialmente nos extremos do dia.

Santa Catarina – Céu encoberto no início do dia em todas as regiões. No Litoral, chuva leve no início do dia. No Vale do Itajaí e Planalto Norte, céu parcialmente nublado. Temperatura amena, vento sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Terça-feira (4)

Blumenau – O sistema de alta pressão no mar continua a deslocar umidade do mar ao continente, aumentando a presença de muitas nuvens. Isso cria uma condição favorável para chuvisco fraco e isolado nos extremos do dia.

Santa Catarina – O tempo volta a melhorar em todas as regiões com sol entre nuvens no decorrer do dia. No Litoral Norte, chuva isolada no início e final do dia. Temperatura amena, vento sudoeste a sudeste, fraco a moderado.

 

Tendência para SC, entre os dias 6 e 15 de dezembro de 2018

Na maior parte do período, predomínio de sol e temperatura elevada em Santa Catarina. Condição de chuva principalmente em torno do dia 7, devido à passagem de frente fria, mas sem indicativo de chuva intensa.

Fontes: Alerta Blu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS