Por Marina Melz
A efervescência do mercado das cervejarias é visível nas prateleiras dos supermercados e nas opções de chopes e rótulos dos restaurantes. E a Associação das Micro Cervejarias de Santa Catarina (Acasc) entende que é o momento de criar plataformas e ferramentas para estimular a co-criação e a evolução conjunta dos profissionais e marcas. Por isso criou um Grupo de Sommeliers.
A reunião, que inicialmente ocorre apenas online, é aberta para sommeliers de todos os estados brasileiros. Para se inscrever, basta acessar clicando aqui e preencher os dados. Em pouco mais de uma semana, já são mais de 100 participantes.
Carlo Lapolli, presidente da Acasc, destaca o papel da Escola Superior de Cerveja e Malte, localizada em Blumenau (SC), e outras entidades que oferecem esse tipo de formação como propulsores da profissionalização do setor. “É graças a bons profissionais que estamos progredindo em relação à maturidade do setor no Brasil. Agora queremos que essa atmosfera de aprendizado e de experiências compartilhadas siga também para quando essas pessoas já estão no mercado”, comenta.
A entidade também planeja encontros presenciais para os profissionais.
Sobre a Acasc
Fundada há dois anos para representar as cervejarias artesanais catarinenses, a Associação das Micro Cervejarias de Santa Catarna (Acasc) é uma entidade privada sem fins lucrativos que reúne produtores de cerveja e fornecedores do negócio. São 27 associadas de diferentes cidades do estado.
Outra luta da associação é a redução da carga tributária, em especial o ICMS. No entendimento da entidade, ele deve ser equiparado ao vinho artesanal que atualmente já possui um tratamento diferenciado em Santa Catarina.