Se os servidores públicos e a administração municipal não entrarem em um acordo, haverá paralisação no dia 8 de junho. A decisão foi tomada em assembleia na praça Victor Konder há dois meses atrás.
Às 16h desta terça-feira (31/5/16) será mais uma oportunidade de chegar a um entendimento, já que representantes do Sintraseb (Sindicato Único dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Blumenau) e da prefeitura participam de mais uma rodada de negociações.
A administração municipal aceitou fazer o reajuste salarial reivindicado pela categoria, de 10,83%, no entanto parcelado em cinco vezes, até fevereiro de 2017. Mas o Sintraseb quer que essa última parcela seja paga até o final do ano. A prefeitura alega que a crise financeira pela qual passa o país e influencia a arrecadação, atrapalha a viabilidade dessa proposta. Uma nova assembleia geral está agendada para o dia 6 de junho.
De acordo com o Sintraseb, foram distribuídos por todos os bairros de Blumenau, mais de 50 mil exemplares de um informativo chamado “Carta Aberta à População”. Lá estão explicados todos os detalhes e reivindicações da categoria. A maioria dos representantes dos servidores públicos se mostram dispostos a buscar um acordo nas negociações para evitar uma paralisação que afetará os serviços de saúde e educação Blumenau.