Fotos: Alcione Alvim da Silva | Texto: Claus Jensen
Faz muitos anos que a “ligação Velha – Garcia”, fez parte das promessas de candidatos a prefeito em Blumenau. O assunto nunca morre, somente a motivação de concluir a obra, essa sim, continua abandonada. Mas há um complicador na região, porque a área é considerada de risco devido aos deslizamentos nos períodos de muita chuva. Os dois bairros normalmente registram o maior número desse tipo de ocorrências, devido às suas características geológicas.
Na manhã deste domingo (1/5/16), o Alcione Alvim da Silva e a Juliana Ferreira resolveram encarar o desafio e fizeram o trajeto a pé. A caminhada começou na Rua Bruno Rudiger, transversal da Rua Gov. Jorge Lacerda, altura do nº 3.371, no bairro da Velha. Em seguida é preciso pegar novamente uma outra rua, a Willi Henckels, e seguir o longo trajeto. A cadela Tina acompanhou os dois nos 6,81 quilômetros do trajeto que levou cerca de 1 hora e 32 minutos.
No meio do caminho, encontraram alguns descartes de entulhos e até a carroceria de um carro. Segundo Alcione, o trecho mais difícil é a partir do alto do morro, na descida que dá acesso à Rua Antônio Zendron, bairro Vila Formosa, onde ainda são visíveis os problemas na catástrofe de 2008. Deslizamentos de encostas e até a mudança de cursos de água que invadiram a rua, exigiriam obras complexas de engenharia, para reabrir o trânsito com segurança.
“Da Velha até o alto do morro ainda é possível ir de carro, inclusive se percebe algumas intervenções como roçadas. Uma pequena patrolagem permitiria o acesso de veículos comuns”, comenta Alvim. “Apesar da complexidade, a obra merece ser feita, que não só ajudaria a melhorar a mobilidade da cidade como seria uma excelente alternativa de lazer ao blumenauense, permitindo passeios e caminhadas como na serra da Graciosa, no Paraná. Poderia ter uma pista dupla, ligando a Velha ao Garcia, com paradas, pousadas, parques, etc..” sugere Alcione.
A descida é cheia de obstáculos, inclusive um córrego no meio do que seria a estrada, o resto foi tranquilo, na sua avaliação. No alto do morro, há uma bifurcação que somente trilheiros experientes se arriscam a usar.
No meio do caminho, eles encontraram os ciclistas Marlon Merlon e Fernando Cela. Os dois tinham ido em direção à localidade conhecida como Faxinal do Bepe, mas a bike de um deles apresentou problema e decidiram retornar.
Como moram no bairro Velha, resolveram cortar caminho pela ligação, também conhecida como Transviana. Eles saíram de suas casas às 6h45min e estavam 15 min depois no Parque Ramiro Ruediger, de onde seguirem pelo bairro Progresso até a igreja São José do Operário, no Alto Encano, em Indaial.