quarta-feira, 19 janeiro 2022
InícioEventosAssociação de moradores promove churrasco para recuperar igreja no Encano Alto

Associação de moradores promove churrasco para recuperar igreja no Encano Alto

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_21

 

Fotos e entrevista: João Paulo Taumaturgo | Texto: Claus Jensen

O dia 1º de maio, também é de São José Operário, o padroeiro do trabalhador. No bairro Encano Alto, uma igreja que leva o nome do santo reuniu sua comunidade para comemorar a amizade e alegria, mas principalmente a sua restauração.

A Igreja São José Operário esteve abandonada durante 15 anos e a comunidade da região se uniu para iniciar uma reforma. Alguns recursos vieram de churrascadas como a deste domingo.

 

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_14

 

A animação estava presente nas pessoas que moram e vieram para essa região tão bucólica e simpática. O gramado verde tomado por veículos, a construção de madeira onde estava sendo servido o almoço, tudo lembra festa do interior. Daquelas que muitos da cidade sentem falta quando viveram em comunidades semelhantes antes de virem para os centros urbanos mais próximos.

 

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_09

 

Foram vendidos 220 churrascos e compareceram cerca de 350 pessoas. O João Paulo Taumaturgo esteve no local e conversou com o advogado José Victor Iten, assessor jurídico da Associação dos Proprietários e Moradores do Encano Alto.

OBlumenauense: Como essa igreja do Encano Alto chegou naquele estágio de depredação?

José Victor Iten: Há 40 anos atrás, em uma época de pujança madeireira, um grupo de empresários do ramo e moradores da região fundaram a igreja. Após a exploração da madeira ser proibida, ela ficou abandonada durante cerca de 15 anos. Os moradores e empresários decidiram restaurá-la, com o objetivo de ter um local de orações e mostrar aos turistas que passam por lá uma edificação em boas condições de conservação.

Há um ano atrás nos fizemos um evento para arrecadar fundos, que foram utilizados nos custos da reforma, que cobriu desde a mão de obra até o novo telhado. Hoje foi o dia de comemorar esse conquista, nesse evento com aproximadamente 350 pessoas. Muitos deles estão a primeira vez aqui e outros foram batizados, realizaram sua primeira comunhão e se casaram nessa igreja. Nosso objetivo foi restaurar nossa cultura e tradição, trazendo de volta aqueles bons momentos que essas pessoas viveram aqui.

OBlumenauense: O churrasco de hoje é mais comemorativo ou também pretende arrecadar recursos para conclusão da reforma?

José Victor Iten: O churrasco é comemorativo, mas toda a sobra de recursos será aplicada no segundo passo, que é cercar o terreno da igreja, para que não haja mais depredação. O terceiro passo é trazer de volta a igreja católica, para que possamos ter missas regulares. Esse dinheiro que estamos captando é para manutenção dessa igreja que hoje está sendo administrada pela associação de moradores.

OBlumenauense: Qual é a paróquia responsável pela Capela São José Operário?

José Victor Iten: São José Operário é padroeiro do dia do trabalho, então aproveito para parabenizar todos os trabalhadores. A princípio ela faria parte da Igreja Santa Isabel, mas há uma controvérsia, porque nós não estamos em Blumenau. Buscamos diálogo com o bispo para rever essa situação porque aqui é o município de Indaial. Isso é algo para se pensar no futuro. O que nós queremos agora é o que você está vendo: a alegria e satisfação desse povo.

 

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_11

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_17

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_16

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_15

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_21

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_12

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_23

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_08

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_07

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_05

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_06

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_04

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_10

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_02

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_03

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_27

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_24

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_26

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_28

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_25

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_22

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_18

Churrasco_Sao-Jose-Operario_1-5-16_20

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS