Fotos: Equipe Arromba
Mensalmente voluntários da Pastoral da Criança, ligada a Igreja Católica, visitam comunidades carentes para avaliar as condições nutricionais e trazer um pouco de alegria. Na tarde deste sábado (19/3/16) eles tiveram o apoio de uma equipe campeã da Gincana Cidade de Blumenau.
A equipe Arromba foi até o bairro Passo Manso, acompanhar o trabalho desenvolvido na Capela São Cristóvão. Segundo o integrante Rodrigo Bernardo, eles estavam procurando uma comunidade carente para ajudar e a sugestão do local foi dado pela Juliana Simas, que também faz parte da equipe.
“Como a data de visita da Pastoral desse mês ficou próximo da Páscoa, nós decidimos fazer essa ação hoje. Confeccionamos uma lembrancinha com chocolate, balas e pipoca para distribuir. Fizemos cachorro quente junto com os responsáveis da pastoral. Integrantes da equipe arromba trouxeram cuca, nega maluca, etc.. Também levamos a mascote da equipe”, comentou Bernardo.
A Pastoral da Criança atende no local cerca de 50 crianças, que são visitadas mensalmente, pesadas e recebem acompanhamento nutricional. As crianças que estão abaixo do peso e apresentam um quadro de desnutrição, recebem a farinha multi mistura, composta por farelo de arroz e trigo, casca de ovo e folha de mandioca.
Fernando Bonfilho Pastorio Neto é o líder da pastoral na ação desenvolvida na comunidade da Capela São Cristóvão. Ele comentou que são raros os casos de desnutrição. O mais comum e preocupante hoje é a obesidade infantil, ainda mais porque muitos pais não tem condições de dar o acompanhamento de uma nutricionista aos filhos. Foi o que revelaram as pesagens deste sábado.
Além das delícias, os integrantes da Arromba fizeram muitas brincadeiras, como dança da cadeira, amarelinha, além de levarem músicas infantis para deixar o clima ainda melhor. “A equipe Arromba é uma sociedade recreativa beneficente. Estamos procurando nos aproximar cada vez mais da comunidade de Blumenau, através de ações sociais. Isso sem contar as que já acontecem durante a gincana como a doação de sangue, alimentos e produtos de higiene. Lembramos com essas ações fora da gincana, que nosso objetivo é sempre fazer o bem aos outros”, finaliza Rodrigo Bernardo.