Nesta segunda-feira, dia 30 de março é comemorado o Dia Internacional da Juventude. Para marcar a data, o prefeito Napoleão Bernardes irá receber representantes de entidades da juventude blumenauense para um bate-papo às 17h, no Salão Nobre, localizado no terceiro andar da Prefeitura Municipal.
Conversamos com o Assessor de Assuntos da Juventude, João Paulo Taumaturgo, sobre o objetivo dessa reunião, quem pode participar e quais os planos com essa aproximação.
OBlumenauense: Qual o objetivo desse encontro?
João Paulo Taumaturgo: O objetivo é integrar e aproximar entidades jovens com o governo, para que eles também se sintam amparados pelo poder público. É importante que saibam que existem pessoas preocupadas com a juventude blumenauense dentro da prefeitura. Afinal de contas, o jovem normalmente não procura saber como funciona o poder público e a prefeitura de Blumenau.
Queremos promover a aproximação destes grupos não só com a prefeitura, mas também com o prefeito, para que a gente possa estar auxiliando naquilo que for necessário para os jovens. A ideia é criar diretrizes de trabalho alinhadas com políticas futuras, aglutinar ideias e projetos para criar políticas consistentes voltadas para a juventude. O mais importante é essa aproximação, confraternização e conhecermos um ao outro.
OBlumenauense: Quem pode participar?
João Paulo Taumaturgo: O convite se estende à todos os jovens do município. Mas naturalmente procuramos as lideranças, para que possamos fazer um contato inicial, até por uma questão de limitação no espaço físico. Por isso é importante confirmar a presença através do telefone (47) 3381-738 ou pelo e-mail juventude@blumenau.sc.gov.br.
Estamos fazendo o possível para contatar entidades como os Rotaracts, DCEs, diretórios acadêmicos de cursos, juventudes de diferentes orientações religiosas, escoteiros, liga dos gincaneiros, jovens que atuam no poder legislativo e judiciário, enfim…
A intenção também é agregar lideranças jovens envolvidas em movimentos sociais como o Cisne Negro, que luta contra o preconceito racial e o LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), que luta contra a discriminação sexual.
OBlumenauense: O que será apresentado nessa reunião?
João Paulo Taumaturgo: Será um encontro informal, onde pretendo falar um pouco sobre o trabalho do conselho municipal da juventude. Inclusive o edital para eleição desse conselho já foi lançado, e está com inscrições abertas, disponível no site da prefeitura (acesse clicando aqui). Ele tem nove cadeiras não governamentais, funcionando como os outros conselhos da prefeitura, mas voltado ao jovem.
O prefeito vai também irá contar um pouco da vida dele, como chegou onde está hoje e o caminho para que alcançasse seus objetivos. Logo depois será apresentado o projeto social 100em1Dia Blumenau, e por fim faremos uma dinâmica para integrar os participantes.
OBlumenauense: Quais as suas expectativas após esse encontro?
João Paulo Taumaturgo: Aglutinar ideias e projetos para criar políticas consistentes para a juventude e assim iniciar um trabalho de aproximação. O importante é que o jovem saiba que nós estamos à disposição da sociedade blumenauense e que podem procurar a prefeitura de Blumenau, se for necessário, para ver como podemos ajudá-los. Naturalmente também temos as nossas limitações para atender algumas demandas.