A partir das 8h desta quarta-feira, 1º de dezembro, começa o período de matrículas para novos estudantes ou quem deseja trocar de escola. Pelo segundo ano, o processo será realizado totalmente pela internet através do site Matrícula On-line. O objetivo é tornar a escolha de vagas mais ágil e evitar as tradicionais filas.
O responsável pelo aluno deverá fazer a solicitação no sistema da SED, que irá reservar as vagas conforme a ordem de acesso. O sistema seguirá aberto até às 23h59 da sexta-feira (3/12). É necessário que o estudante já possua o cadastro gov.br, que pode ser realizado antes do momento da matrícula.
Todas as escolas deverão contar com um posto de matrículas para os responsáveis que precisarão de auxílio para o preenchimento da matrícula utilizando os meios eletrônicos da própria Unidade Escolar. Nesse caso, a inscrição segue o horário de atendimento da respectiva unidade escolar.
Para efetivação da matrícula, o responsável pelo estudante deverá apresentar-se na Unidade Escolar, no período de 1º e 6 de dezembro, com os seguintes documentos originais e em cópia:
- Certidão de nascimento e/ou carteira de identidade;
- Histórico Escolar (no prazo de 30 dias após a efetivação da matrícula);
Atestado de Frequência com indicação do ano/etapa que o (a) estudante está frequentando em 2021; - Comprovante de residência, atualizado (até três meses anteriores à matrícula);
1 foto 3×4; - Comprovante de renda bruta familiar (para os estudantes do Ensino Médio);
- Carteira de Vacinação ou Declaração de Regularidade de Vacina emitido pela Unidade Básica de Saúde.
Os alunos da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem matricular-se presencialmente na unidade escolar no mesmo período (1 a 3 de dezembro) e apresentar seguintes documentos originais e em cópia:
- Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade — RG;
- CPF;
- Histórico Escolar;
- Comprovante de Residência;
- 1 foto 3×4.
Se não houver a apresentação dos documentos indicados acima até o dia 6 de dezembro, o candidato perderá o direito à vaga solicitada. Assim, os pais devem matricular o aluno no segundo período de matrículas, entre os dias 26 a 28 de janeiro de 2022, na escola em que houver vaga disponível.
Matrículas para a Educação Profissional
A Secretaria de Estado da Educação (SED) publicará até na primeira quinzena de dezembro um edital único da rede para preenchimento das vagas dos cursos técnicos, nas modalidades concomitante e subsequente, no site da secretaria. Todas as atualizações são publicadas nas redes sociais da secretaria.
Cadastro no site gov.br
Ao acessar o site gov.br, é necessário clicar no botão Entrar (canto superior direito) e em Cadastrar. Depois, o familiar deve preencher dados pessoais, marcar a opção “não sou um robô” e aceitar os Termos de Usuário e Política de Privacidade.
Após essa etapa, o sistema faz algumas perguntas para confirmar os dados do usuário e, na página seguinte, oferece duas opções para envio do código da conta: e-mail ou SMS. O código recebido deve ser informado e depois o usuário deve clicar em Validar o Cadastro. Ao final, o estudante precisa ainda criar uma senha antes de o cadastro ser concluído.
A Secretaria de Estado da Educação (SED) orienta que a inscrição no sistema gov.br deve ser realizada por cada aluno ou familiar com antecedência, antes da abertura do período de matrículas.
Fonte: Secretaria de Educação de SC