Segundo prefeitura, ligação Velha / Garcia já está aberta ao trânsito

A pavimentação ainda está em estudo. A Secretaria de Conservação e Manutenção e Urbana (Seurb) está trabalhando no enrocamento de pedras e também o corte de um talude.

De acordo com informações divulgadas pela prefeitura de Blumenau, o trecho conhecido como ligação Velha / Garcia já está a disposição da comunidade. Isso para quem quiser enfrentar o trecho de seis quilômetros em uma estrada de macadame, ou seja, ainda não pavimentada. O percurso liga as ruas Rua Willi Henkels, no bairro Velha, e Antônio Zendron, no Valparaíso (distrito do Garcia).

No entanto, o trecho ainda continua em obras. Na segunda-feira (29/11/21), a equipe da Secretaria de Conservação e Manutenção e Urbana (Seurb) estava trabalhando no enrocamento de pedras e no corte de um talude, no trecho na Rua Antônio Zendron.

“Além das etapas que se iniciam nesta semana, as manutenções periódicas na via continuam ocorrendo, no ultimo sábado inclusive foi realizado o serviço de macadamização, melhorando assim as condições de mobilidade para quem utiliza esta rota”, salienta o secretário da pasta, Ricardo da Silva.

A promessa de uma ligação Velha/Garcia em boas condições de trânsito, no mínimo pavimentava, já foi promessa de campanha de inúmeros candidatos. O trecho era transitável até 2008, quando deslizamentos interditaram a via.

Quando estiver pavimentada, poderá atender de forma satisfatória aproximadamente 80 mil pessoas entre os bairros Velha Grande, Velha Central, Garcia, Glória, Progresso, Vila Formosa e Valparaíso. Até lá, ficará sujeita a fatores climáticos que exigirão manutenção constante.

“Enquanto nossa equipe técnica segue fazendo estudos e projetos sobre a viabilidade de pavimentar ou não a ligação Velha/Garcia, a decisão da nossa gestão é manter a via aberta em condições plenas de passagem. Assim como outras ruas de barro da cidade, como a Nova Rússia, ou então a Rua Erwin Manzke, considerada a maior via do município, com mais de 14km de estrada de chão e que mesmo sem pavimento oferece condições de tráfego para o ir e vir da comunidade”, avalia o prefeito Mário Hildebrandt.