Os Bombeiros Militares foram acionados às 20h desta sexta-feira (22/10/21) para resgatar um cachorro que estava soterrado em um buraco e não tinha condições de sair sozinho. Quando a guarnição chegou ao local, encontrou o animal na situação descrita.
O fato ocorreu às margens da Rua Pedro Simon, altura do nº 762, no bairro Margem Esquerda, em Gaspar (SC). Foram efetuadas escavações nas laterais para poder retirá-lo. A guarnição foi informada que o cão já estava há horas chorando no local.
A terra foi retirada com muito cuidado, já que não se sabia se o corpo estava de lado, com as patas traseiras no fundo do buraco. Mas felizmente deu tudo certo, e ele foi removido com toda segurança.
Em seguida, o Neguinho, como é carinhosamente chamado, foi entregue para o tutor de 35 anos que acompanhou todo o resgate e respirou aliviado. Douglas é voluntário da Associação Gasparense de Amparo e Proteção dos Animais (Agapa) e sentiu falta do animal por volta do meio-dia, mas achou que ele estava brincando às margens do rio, provavelmente correndo atrás aves e capivaras como costuma fazer.
Ao voltar do trabalho, por volta das 18h30, foi avisado pela mãe que Neguinho ainda não tinha voltado. Douglas começou a procurar, chamou por ele, quando ouviu os choros vindo de um terreno próximo.
No local há uma plantação de capim-elefante, usada para alimentar o gado que o avô cria nas imediações. Após muitas buscas, conseguiu localizar o cão, no local onde havia uma antiga árvore.
O chão estava irregular, com pequenos túneis, rachaduras na terra e buracos. Douglas acredita que Neguinho estava atrás de algum animal quando entrou em algum daqueles buracos e não conseguia mais sair.