Fotos: Soni Robinson Wite
O nível do Rio Itajaí-Açu chegou no seu pico máximo às 15h30 desta quinta-feira (17/12/20), quando a régua do CEOPS da Furb registrou 6,02 metros. A partir daí, a água começou a baixar aos poucos, sendo que às 18h estava em 5,88 cm.
De acordo com o sistema de monitoramento online do AlertaBlu (medição das 18h15), nas últimas 24 horas choveu uma média de 20,6 mm em Blumenau. As estações que registraram os maiores volumes de chuva foram na do Fidelis onde chegou em 31,2 mm. As outras foram as da Itoupava Central e Tatutiba (ambos com 28,8 mm); Vila Itoupava (27,2 mm); Ruy Barbosa (24,2 mm); Coripós (23,4 mm); Nova Esperança (23 mm); Parque Ramiro Ruediger (22 mm); Itoupavazinha (21,4 mm) e Velha Grande (20,4 mm).
Todo esse volume de água é consequência das fortes chuvas em toda bacia hidrográfica, em especial na região do Alto Vale onde foram registrados índices pluviométricos de até 125 mm em apenas seis horas. Foi a grande responsável pela tragédia em Presidente Getúlio onde 13 corpos já foram localizados. Ibirama e Rio do Sul também sofreram com as fortes chuvas, que trouxe alagamentos, deslizamentos e mais duas mortes (Ibirama).
A previsão do tempo aponta que nesta sexta-feira (18), a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) favorece condição para pancadas isoladas de chuva e algumas trovoadas entre o final da tarde e noite.
No sábado (19/12), a chuva prevista é causada pela atuação de um novo cavado (área alongada de baixa pressão) e pelo calor que contribuem para a formação de áreas de instabilidade que trazem condição de pancadas de chuva com trovoadas e risco para temporais isolados com descargas elétricas, rajadas momentâneas de vento intenso e eventual queda de granizo de forma pontual entre a tarde e a noite.
Nosso colaborador Soni Robinson Witte passou no período da tarde pelo Centro de Blumenau e registrou algumas imagens.