sábado, 16 janeiro 2021
- Propaganda -
Início Clima Nível do rio Itajaí-Açu chegou a 6,02 metros em Blumenau

Nível do rio Itajaí-Açu chegou a 6,02 metros em Blumenau

Felizmente a água já está baixando nas últimas horas. Confira quais as estações do AlertaBlu que mais registraram chuva nas últimas 24 horas.

21:03

Fotos: Soni Robinson Wite

O nível do Rio Itajaí-Açu chegou no seu pico máximo às 15h30 desta quinta-feira (17/12/20), quando a régua do CEOPS da Furb registrou 6,02 metros. A partir daí, a água começou a baixar aos poucos, sendo que às 18h estava em 5,88 cm.

 

 

De acordo com o sistema de monitoramento online do AlertaBlu (medição das 18h15), nas últimas 24 horas choveu uma média de 20,6 mm em Blumenau. As estações que registraram os maiores volumes de chuva foram na do Fidelis onde chegou em 31,2 mm. As outras foram as da Itoupava Central e Tatutiba (ambos com 28,8 mm); Vila Itoupava (27,2 mm); Ruy Barbosa (24,2 mm); Coripós (23,4 mm); Nova Esperança (23 mm); Parque Ramiro Ruediger (22 mm); Itoupavazinha (21,4 mm) e Velha Grande (20,4 mm).

Todo esse volume de água é consequência das fortes chuvas em toda bacia hidrográfica, em especial na região do Alto Vale onde foram registrados índices pluviométricos de até 125 mm em apenas seis horas. Foi a grande responsável pela tragédia em Presidente Getúlio onde 13 corpos já foram localizados. Ibirama e Rio do Sul também sofreram com as fortes chuvas, que trouxe alagamentos, deslizamentos e mais duas mortes (Ibirama).

A previsão do tempo aponta que nesta sexta-feira (18), a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) favorece condição para pancadas isoladas de chuva e algumas trovoadas entre o final da tarde e noite.

No sábado (19/12), a chuva prevista é causada pela atuação de um novo cavado (área alongada de baixa pressão) e pelo calor que contribuem para a formação de áreas de instabilidade que trazem condição de pancadas de chuva com trovoadas e risco para temporais isolados com descargas elétricas, rajadas momentâneas de vento intenso e eventual queda de granizo de forma pontual entre a tarde e a noite.

Nosso colaborador Soni Robinson Witte passou no período da tarde pelo Centro de Blumenau e registrou algumas imagens.

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br
- Propaganda -  
 
 
 
 

MAIS LIDAS

Vídeo: rio Itajaí-Açu passa dos 5 metros e ameaça carro estacionado no Centro de Blumenau

Com isso chega ao nível de atenção. Desde a zero hora até às 13h desta quinta-feira (17/12) o volume de água dobrou.

Jovem de 25 anos morre afogado no rio Encano, em Indaial (SC)

Os Bombeiros Voluntários foram acionados às 16h19 desta sexta-feira (25/12) e chegaram a levá-lo ao hospital, mas ele não resistiu.

Mais de 10 corpos foram resgatados sem vida na tragédia de Presidente Getúlio (SC)

Um deles é de uma criança com idade entre 4 e 5 anos. As vítimas estavam entre escombros após serem levadas pela correnteza durante a enxurrada.

Portaria fixa novas regras para pagamento de pensões por morte

Medida define os períodos de término do benefício de acordo com a idade.