O ato de repassar informações sem conferir sua veracidade é um grande problema em períodos de crises. São as Fakenews, que circulam nas redes sociais e aplicativos de mensagens com aquele toque “revelador”.
Segundo a prefeitura de Blumenau, há áudios espalhando que a cidade será totalmente fechada. Como foi deixado claramente na entrevista coletiva na noite desta quarta-feira (24/06/20), foram criadas algumas medidas restritivas, mas nenhuma delas muda o funcionamento das atividades já autorizadas. Apenas alteram horários do transporte coletivo e de estabelecimentos comerciais, proíbem o idoso de utilizar o transporte coletivo, entre outras.
Outra que andam espalhando por aí, é a de que não há leitos de UTI disponíveis. Outra mentira! Ontem ainda divulgamos uma matéria informando que a situação preocupa, porque 65,1% estavam ocupados, mas outros 15 leitos novos ficarão prontos até amanhã nos hospitais hospitais Santa Isabel e Santo Antônio. Com isso passarão de 43 para 58 leitos de UTI.
Talvez você já tenha recebido a notícia de que profissionais da Secretaria da Saúde estão fazendo (e até vendendo) testes rápidos de casa em casa. Não repasse, a informação é falsa. Até terça-feira (23), uma equipe de entrevistadores do IBOPE Inteligência fazia uma pesquisa sobre a Covid-19 que incluía a testagem rápida, mas não era cobrado ou tinha relação com a prefeitura.
Também há um texto sobre os valores investidos nas transmissões das lives sobre o coronavírus da Prefeitura. Alguns repassam até um link do portal transparência, mas bastar ler para ver que se trata do valor gasto geral com a agência de propaganda para fazer a divulgação das ações entre os meses de junho de 2019 e de 2020. Para fazer as lives, basta uma câmera e sinal de internet, mas claro, sempre é possível sofisticar.