Taxa de ocupação dos leitos de UTI’s aumenta para 65,1% em Blumenau

Foto:  Amanda Weber [Secom/Gaspar]

 

 

 

Foto:  Amanda Weber [Secom/Gaspar]

Dos 43 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Blumenau, 26 estavam sendo usados nesta quarta-feira (24/06/20). Vinte deles por moradores da cidade, dos quais 16 já são casos confirmados de Covid-19 e outros quatro aguardam o resultado. Em leitos de enfermarias, há 12 pessoas internadas com a doença.

Em relação a moradores de outras cidades, há seis pacientes confirmados em UTI’s e um em enfermaria, além de outros três suspeitos que aguardam o resultado da coleta. Os números representam uma preocupante taxa de ocupação de 65,1%, que ontem (23) era de 46,5%.

Por isso que as vinte novas UTIs que estarão funcionando na sexta-feira (26), divididas nos hospitais Santo Antônio e Santa Isabel, são tão importantes para Blumenau. A chegada dos respiradores mecânicos completou a estrutura, já que a Covid-19 é uma doença que ataca os pulmões.

Outros dados são importantes analisar. A 25ª semana epidemiológica (começa no domingo e termina no sábado) em junho registrou um crescimento substancial de 449 casos ativos de coronavírus. Nas duas anteriores, foram de 134 (23ª) e 198 (24ª) casos. Esses dados são muito importantes para as tomadas de decisão em relação ao enfrentamento da pandemia na cidade.

 

 

Se formos tomar como referência os casos totais, entre a 18ª semana no começo de maio, até a penúltima de junho, houve um crescimento total de 232 para 1.723 casos. Tomando como base as mesmas semanas epidemiológicas, o aumento de atendimentos nos ambulatórios para coronavírus nos AG’s e no Setor 3, foi de 215 com 77 coletas, para 654 com 310 testes.

Tudo isso fez com que a prefeitura tomasse novas medidas restritivas para reduzir o crescimento, mesmo que o número de testagem tenha aumentado. O fato é que o vírus está circulando e oferecendo grande risco para os grupos vulneráveis.

Entre os 1.723 casos positivos registrados até hoje no município, 826 pacientes ainda estão em tratamento. Destes, 798 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Também 891 pessoas que já não apresentaram novos sintomas e são consideradas recuperados. A cidade registra ainda seis óbitos confirmados por Covid-19.