Uma mulher de 35 anos foi a mais recente vítima do golpe do envelope com dinheiro. A Polícia Militar atendeu a ocorrência por volta das 11h30 na frente da Caixa Econômica, localizada na Avenida Getúlio Vargas, no Centro de Timbó (SC).
Segundo a PM, esse tipo de golpe é aplicado por duas pessoas na saída dos bancos. Os criminosos ficam monitorando quem saca dinheiro no caixa eletrônico e se a bolsa da vítima terá algum dinheiro para ser roubado.
Depois disso, um deles passa pela vítima, “deixa cair” um envelope aos seus pés e segue andando. A pessoa pega o envelope, e normalmente usando de boa fé, tenta devolver ao golpista, quando um comparsa entra em cena. O que deixou cair o envelope, agradece de maneira convincente, por ter achado seu dinheiro e mostra o conteúdo do envelope.
Um “bolo de notas de R$ 50” aparece, mas na verdade só a primeira é verdadeira. O resto é papel jornal, para dar a impressão que são várias. Aí o golpista sugere que a pessoa receba uma recompensa pelo seu bom ato.
É nesse momento que o criminoso oferece R$ 400 para vítima pela sua honestidade. O segundo golpista, que parece ser uma pessoa desconhecida ao comparsa, confirma que viu o envelope cair e que também teria recebido uma recompensa, dando mais credibilidade ao fato.
Para isso, a vítima teria que levar o suposto envelope até um escritório de engenharia que ficaria próximo, e lá o proprietário faria o pagamento da recompensa. Mas para isso, ela tem que deixar algo de valor como garantia, normalmente sua bolsa.
Quando a vítima vai até endereço indicado, não acha nada, porque o escritório não existe. Ao voltar para pegar seus pertences, os estelionatários já sumiram. Segundo a PM, é um golpe exclusivamente de convencimento.
Por isso é importante compartilhar essa matéria e orientar as pessoas próximas. Esses criminosos são extremamente hábeis, como é o caso do bilhete premiado.