quinta-feira, 13 maio 2021
Início Clima Defesa Civil confirma que Descanso (SC) foi atingida por um tornado

Defesa Civil confirma que Descanso (SC) foi atingida por um tornado

 

 

 

 

Na sexta-feira (12/06/20) a Defesa Civil realizou um levantamento com drone e entrevistou moradores. Após a análise detalhada de imagens, fotos, vídeos e relatos além de consultas com especialistas em tornados, como o Dr. Ernani Nascimento da Universidade de Santa Maria, foi possível confirmar a ocorrência de um tornado em Descanso, no oeste de SC.

No período da tarde, o governador Carlos Moisés vistoriou as áreas danificadas. Mais de 500 famílias foram diretamente afetadas não só em Descanso, mas também na vizinha Belmonte. “Daremos toda a assistência necessária aos necessitados. Nesse primeiro momento, é um auxílio mais emergencial. Mas homologaremos o decreto de emergência em Descanso e Belmonte e ajudaremos na reconstrução das estruturas danificadas”, disse Carlos Moisés.

A partir deste sábado começarão a chegar os carregamentos de telhas, que serão distribuídos para as prefeituras. Segundo a Defesa Civil, a situação na região está sendo acompanhada desde o dia 6 de junho e, depois do evento climático da quarta-feira, equipes do Corpo de Bombeiros, Casan, Celesc, polícias Civil e Militar também auxiliam as regiões mais afetadas.

 

 

Seguem dados do relatório da Defesa Civil

As condições de tempo severo em SC vêm sendo monitoradas desde a semana passada. No dia domingo (6), a DCSC emitiu um boletim especial de condições de tempo adverso entre os dias 9 e 11 de junho, com previsão de chuva
moderada a forte e persistente, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra, além de temporais com ventos intensos. Esta nota foi atualizada nos dias 7 e 8 de junho.

Nos dias seguintes, foram atualizadas diariamente os avisos meteorológicos, reforçando as condições para chuva forte e persistente no estado, indo do nível de Observação até o nível mais alto de risco “Aviso” no dia do evento. Durante todo o evento foram emitidos um alerta (nível máximo), 96 atenções (nível alto) e 102 observações (nível moderado). As notificações foram enviadas para diversas regiões do estado para temporais, chuvas intensas, alagamentos, inundações e deslizamentos.

Por volta das 15h48 de quarta-feira (10), a previsão de curtíssimo prazo (nowcasting) feita pela Defesa Civil do Estado, emitiu um alerta (nível máximo) para temporais com raios e granizo, nas proximidades de Itapiranga, Iporã do Oeste, Tunápolis e Mondaí. Segundo a Defesa Civil, o alerta foi transmitido por SMS, TV digital e publicado
nas redes sociais e site da Defesa Civil.

O Alerta foi emitido após identificar nas imagens do Radar do Oeste, localizado em Chapecó, a formação e o desenvolvimento de uma supercélula de tempestade severa nas redondezas das cidades de Belmonte, Descanso e Iporã do Oeste, no qual acabou originando a uma célula nas proximidades. O polígono de alerta abrange a
cidade de Descanso.

Nas imagens abaixo, nota-se a intensidade e a abrangência deste sistema, que avançou de oeste para leste. É possível observar um gancho, que é típico de assinaturas tornádicas.

 

 

A sequência de imagens, na Figura 4 a seguir, mostra o corte vertical da nuvem, indicando a evolução do sistema e por fim, a formação de um tornado.

 

 

Nas duas imagens são apresentadas algumas imagens aéreas realizadas pela Defesa Civil de Santa Catarina, para verificar os danos ocorridos na região de Descanso. Também foram utilizadas imagens, vídeos divulgados em veículos de imprensa bem como relatos de moradores.

Observa-se a destruição de algumas casas, destelhamentos totais e parciais, tombamento de árvores, entre outros danos, que são característicos de um tornado. Portanto, estas imagens e relatos corroboram com a análise dos dados de radar e indicam a ocorrência de um tornado na cidade de Descanso.

 

 

 

Avatar
O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS