Em meio a pandemia do Coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) conseguiu alcançar um dos objetivos traçados para a homologação operacional do Aeroporto Regional de Blumenau.
No dia 28 de março, a Seterb recebeu a comunicação oficial quanto a regularização do Plano Básico de Proteção de Aeródromo (PBZPA) e o Plano Básico de Zona de Ruído (PBZR), junto às autoridades aeronáuticas DECEA – Departamento de Controle do Espaço Aéreo e ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil.
A regularização oficializa os limites do aeródromo e permite que a prefeitura possa dar continuidade ao projeto de melhorias e organização do espaço do Aeroporto Regional, demarcado nos planos homologados.
O secretário da Seterb, Éder Boron ressalta a continuidade das ações através da regularização. “Após a aprovação dos planos o foco será na regularização de demandas documentais para realizar melhorias e segurança, avançando em questões como o balizamento noturno e o cercamento do aeródromo, que estão em processo de convênio com o Governo do Estado para obtenção de recursos financeiras na ordem de R$ 4 milhões” afirma.
Sendo assim, os documentos evidenciam o empenho na ampliação e melhoria dos padrões regulamentares do Aeroporto, como referência operacional e alternativa para futuros investimentos do setor aéreo em Blumenau.
Por Eduarda Lúcia Loregian [SECom/BNU]