Fotos: Ricardo Wolffenbuttel / Secom
Está quase tudo pronto para a Ponte Hercílio Luz ser reaberta à população, em menos de duas semanas. Na noite desta quarta-feira (18/12/19), um teste de carga demonstrou que a estrutura já pode voltar a receber o tráfego de veículos, após quase três décadas.
Passaram 48 caminhões ao mesmo tempo pela ponte, cada um pesando 20 toneladas (total de 960), o que representa cerca de 80% da carga máxima projetada. Os veículos passaram ao mesmo tempo para testar se a estrutura suporta o peso que completa mais uma etapa final de sua reconstrução.
O teste começou ainda no fim da tarde de quarta-feira e adentrou a madrugada, sendo finalizado por volta de 2h30min. Primeiro foram colocados 12 caminhões na ponte, depois mais 20, chegando ao total de 48, carregados com areia e argila.
Os próximos dias serão para os retoques finais, antes da reabertura, a ser realizada em 30 de dezembro. Estão previstos o término da instalação dos guarda-corpos, a sinalização viária e a iluminação funcional.
“Essa é uma reaproximação da sociedade com essa fantástica ponte de Santa Catarina, que é um patrimônio histórico. É um momento muito emocionante. Vai ser a restituição ao povo do nosso estado. É uma obra há muito tempo esperada e que vai impactar na mobilidade”, afirmou o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés.
O secretário-adjunto de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, destacou que o teste de carga é uma etapa fundamental da reabertura e que os trabalhos devem prosseguir até março, quando se encerra o contrato com a empresa portuguesa Teixeira Duarte.
“A intenção desse teste de hoje é certificar a segurança da ponte para que a gente possa liberá-la em 30 de dezembro. Após essa certificação, faremos a complementação dos serviços de engenharia, inclusive com a iluminação cênica. A partir daí, será planejada a ocupação do seu entorno, de modo a trazer desenvolvimento para toda a região”, explica Vieira.
Informações sobre a obra, programação e curiosidades sobre a Ponte estão disponíveis aqui.
Sobre o Viva a Ponte
Para a reabertura da ponte, estão programadas diversas atividades entre os dias 30 de dezembro e 5 de janeiro, por meio do projeto Viva a Ponte. Serão atrações artísticas, folclóricas e gastronômicas. O Viva a Ponte é um projeto cultural, turístico e urbanístico, com ações integradas da Secretaria de Estado da Infraestrutura, Fundação Catarinense de Cultura, Fundação Catarinense de Esporte, Santur, Casa Civil, Secretaria Executiva da Casa Militar, Secretaria Executiva de Comunicação, Defesa Civil e Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Por Leonardo Gorges (SECOM/SC)