O assunto ligação entre a Velha-Garcia voltou a ser discutido na prefeitura. São os dois bairros mais populosos, e em consequência, com maior número de veículos. Estudos apontam que essa ligação poderia reduzir em 11% o volume de veículos que transitam na região Central de Blumenau.
O trecho que ligava as ruas Willi Henkels (Velha Grande) e Antônio Zendron (Valparaíso) sofreu um deslizamento de terra na catástrofe de 2008. Cerca de dez anos depois, foi feito um estudo que apontava mais de R$ 1 milhão somente para as contenções necessárias no morro.
Hildebrandt solicitou uma visita técnica para levantar um novo custo e possibilidades para realizar a obra. As informações foram divulgadas em uma entrevista do Secretário de Mobilidade e Projetos Especiais, Paulo França, concedida nesta terça-feira (28/05/19) ao Jornal do Almoço, da NSCTV. França disse que para isso acontecer estão sendo avaliadas duas alternativas.
Uma delas seria construir um túnel de quatro quilômetros estimado em R$ 350 milhões (quase 10 pontes). Um projeto de engenharia teria que ser feito para inclusive saber os pontos em que iniciariam nas duas pontas.
Por isso o prefeito Mário Hildebrandt quer que o assunto seja tratado como uma parceria público privado através de concessão, já que o município não teria como destinar tanto dinheiro em um só projeto. A empresa ou consórcio interessados, poderiam explorar o trecho através de um pedágio por exemplo. Essa seria uma possibilidade.
A outra alternativa é abrir o trecho entre as duas ruas, uma que precisa garantir a segurança dos condutores. Na região é muito comum ocorrerem deslizamentos com as fortes chuvas. Em 2016, fizemos uma matéria onde dois colaboradores do site percorreram o trecho a pé. Confira clicando aqui.