![](https://oblumenauense.com.br/wp-content/uploads/2019/01/Geofone_Samae_BNU_16-01-19.jpg)
Faltar água no verão é um problema normal não só no Litoral, mas também em Blumenau. A situação fica ainda mais complicada quando vazamentos interrompem a chegada do líquido precioso na casa dos moradores.
Foi o que aconteceu neste domingo (16/01/19) e desde então as equipes do SAMAE trabalharam para identificar o local exato do problema. As áreas mais atingidos ficam localizados em uma região que abrange os bairros Água Verde e Velha.
Na busca pelo local do vazamento, está sendo usado o geofone, um instrumento que lembra o estetoscópio. Ele é colocado sobre o chão e permite escutar ruídos na terra pela prospecção através do eco. Para obter o melhor resultado, é importante o mínimo de barulho, por isso o horário mais adequado é durante a madrugada quando tudo é mais tranquilo.
Já são quatro dias sem água para tomar banho, beber, lavar a roupa e louça, enfim, no mínimo fazer a higiene básica. A suspeita era do vazamento estar na Rua General Osório, no trecho entre o trevo da Rua Guilherme Poerner e da Rua Água Branca, no bairro Água Verde.
Quando for identificado o local, será substituída parte da tubulação e o abastecimento de água em toda região deve normalizar.