Por Claus Jensen, com fotos do evento de Marlise Cardoso Jensen
Faz exatamente 10 anos que o empresário Valmir Zanetti investiu em um projeto que se consolidou: o Empório Vila Germânica. Primeiro era para ter sócios, mas com a desistência deles, ele acabou acreditando e apostou sozinho no que hoje são 22 pontos comerciais, fruto de uma parceria público-privada. Lembrando que o Parque Vila Germânica pertence ao município de Blumenau.
E se antes o turista encontrava dificuldades para comprar alguma lembrança no fim de semana em Blumenau, na Vila Germânica ele tem lojas com vários produtos diferentes, restaurantes e cafés. Destes, oito são licitados pela prefeitura e 14 locados diretamente com a administração do espaço.
O parque recebe cerca de 1,2 mil ônibus de turistas por ano, sem incluir o mês de outubro. Os períodos de maior movimento são as férias escolares: dezembro, janeiro e julho. Mais de 100 profissionais trabalham no local, número que triplica durante a Oktoberfest. A média de tempo de permanência do visitante aumentou de 20 minutos para 1h30min, segundo uma pesquisa do próprio parque.
Na manhã desta terça-feira (25/09/18), a família Zanetti recebeu imprensa e convidados para um generoso café da manhã, quando também foram passadas algumas informações sobre a evolução do empreendimento. Hoje quem dirige o empório é a filha Vanessa, grávida do primeiro filho. A esposa Alcione, sempre companheira, empreendedora e braço direito, também acompanhava esse momento tão especial dessa trajetória de sucesso, em que ela teve um papel fundamental.
E para esse grande desafio, Valmir disse: “Você tem que acreditar, porque quando as coisas são fáceis, o sentimento de realização nunca é o mesmo. Lógico que algumas coisas não precisavam ser tão difíceis. Esse foi o embrião de outros projetos de turismo, como é o caso do Magia (de Natal), do Festival (Brasileiro) da Cerveja, Festival de Botecos, o próprio Vale da Cerveja, Bier Vila e Cerveja Blumenau. Todos eles se alicerçam nessa proposta de potencial que a cidade tem para o turismo”.
Vanessa começou a assumir aos poucos o empório nos últimos 5 anos, em especial nos últimos dois, quando o pai passou a se dedicar mais na Cervejaria Blumenau. “O evento de hoje foi para marcar essa passagem, junto com as pessoas que vestiram a camisa. Queremos fazer um turismo de experiência e vivência, não só para o turista, mas ao próprio blumenauense”, comentou. Entre as iniciativas, uma é trazer artistas locais para pintar painéis, como um recente que trata sobre as enchentes.
“Temos alguns já no empório e queremos mostrar algumas curiosidades, que vão desde o empório, Vila Germânica, Oktoberfest e também sobre Blumenau. Muitos turistas só vem para comprar mesmo, mas outros querem saber mais sobre a cidade. Assim ampliamos essa experiência com eles” destaca a empreendedora.
Uma das iniciativas elogiadas nesse marketing de experiência, foi a criação de um parquinho para as crianças. Com isso o tempo de permanência das famílias que visitam o lugar aumentou, além de trazer o próprio blumenauense. “Queremos que ele se encante com o empório”, disse Vanessa.
Ao ser questionada sobre a ampliação do espaço, Vanessa lembrou que como é uma área licitada, eles tem uma limitação para intervir no local. Por isso a associação (lojistas) é muito importante, porque ela não tem prazo, é um condomínio constituído. A licitação no espaço do Parque Vila Germânica é válida por 10 anos.