Projeto propõe atendimento preferencial aos doadores de sangue em Blumenau

 

Entrou em trâmite na Câmara de Vereadores de Blumenau, na sessão desta terça-feira (24/07/18), o Projeto de Lei Nº 7687/18, que institui o atendimento preferencial aos doadores de sangue. Isso vale para os estabelecimentos comerciais, bancários, prestação de serviços e repartições públicas.

O projeto de autoria do vereador Marcelo Lanzarin, entende que para isso acontecer terão filas específicas ou comuns com esse diferencial. Cartazes ou placas nesses locais, visíveis ao público, deverão informar o direito concedido por esta lei.

Segundo Lanzarin, considera-se doador, para efeitos da lei, aqueles que comprovem ter feito pelo menos uma doação de sangue nos últimos 6 (seis) meses. Para usufruir do benefício, o beneficiário deverá apresentar a carteira de doador, juntamente com a cédula de identidade ou carteira profissional.

Caso for aprovada pela câmara e sancionada pelo prefeito, está prevista um multa de mil reais para quem descumprir. Se houver reincidência, o valor dobra.

Não há menor dúvida sobre o estímulo que o projeto oferece para esse belo ato de doar sangue. Mas com tantas filas preferenciais, de idoso, gestante, deficiente físico, resta saber como ficarão “divididas essas preferências” e quem espera para ser atendido depois.