Texto e fotos: Ritta Dias | SECOM/SC
Os alunos do Curso de Cabo do Corpo de Bombeiros Militar receberam um desafio especial nesta quinta-feira (13/7/17), no Centro de Formação, em Florianópolis. A tarefa era proporcionar aos paratletas do Instituto IPE – instituição sem fins lucrativos para inclusão de atletas no esporte – a experiência de vivenciar a rotina de um bombeiro.
Durante três horas o grupo de paratletas conheceu técnicas de salvamento e resgate vítimas, inclusive auxiliando os profissionais na simulação, passagem por obstáculos, manipulação de Equipamentos de Proteção Individual e descida de rapel. “Esse contato dos paratletas com o que para muitos é uma simples rotina faz muita diferença na vida deles. Inclusão não é aceitar a pessoa com deficiência na sociedade mas sim fazer com que ela tenha todas as condições de participar efetivamente dela”, observa do presidente do Instituto IPE, Paulo Escobar. O Instituto atualmente atende mais de 20 paratletas cadeirantes, austistas e cegos.
Aluno do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, o bombeiro Douglas Coelho da Silva, conta que foram realizadas cinco oficinas com o grupo. “Nosso objetivo é proporcionar uma experiência um pouco diferente da vivência diária deles.”
O curso tem 33 alunos de diferentes regiões do Estado.