182 anos da PM de SC, novidades na segurança em Blumenau e uma entrevista incrível

 

Por Claus Jensen, com cobertura de Marlise Cardoso Jensen

Na última sexta-feira (5/5/17), às 10h30min, aconteceu na sede de 10º Batalhão em Blumenau, a Solenidade de Formatura Alusiva ao aniversário de 182 anos da Polícia Militar de Santa Catarina. Autoridades da área de segurança, representantes da sociedade civil e imprensa estiveram presentes prestigiando esse momento tão especial para os soldados e homenageados do dia.

 

 

Em entrevista com o comandante Tenente Coronel Jefferson Schmidt falando do evento, soube de uma novidade na área de segurança. Sobre a importância da data, ele comentou: Como vivemos na instituição através de valores cívicos, são 182 anos que a Polícia Militar está a disposição da população. Desde 1835 continua trabalhando com a mesma garra, afinco e objetivo de proteger e servir a sociedade. Toda vez que chegamos ao aniversário da corporação, nós temos a obrigação de relembrar isso, tanto para o público interno que são os nossos policiais, quanto ao externo, sobre a importância desse trabalho desenvolvido ao longo desses quase dois séculos. Posso dizer que é a instituição mais antiga que atende a população 24h por dia. Para nós é uma satisfação tremenda estar participando desse momento”.

A novidade é que pode vir uma atuação mais intensa nos condomínios Minha Casa Minha Vida, alguns tomados por criminosos que tem assustado os moradores de bem. Schmidt lembrou que o trabalho no 10º Batalhão da PM é de aproximação com a sociedade, oferecendo soluções aos problemas. “Um exemplo, é o que iremos trabalhar agora nos condomínios do programa “Minha Casa Minha Vida”, bem como outros que estão sendo infiltrados por pseudo moradores, mas que na verdade são pessoas ligadas ao tráfico de drogas e aos furtos que ocorrem em Blumenau e região. Hoje eles estão protegidos pelas instalações físicas que um condomínio permite, inclusive usando os moradores de bem como escudo. Eles são ameaçados, achincalhados e tornam essa população do bem seus reféns”, comentou. 

O comandante lembrou que é muito difícil as polícias Militar e Civil entrar nestes condomínios para cumprir mandados de busca e apreensão, ou de prisão. Os criminosos se aproveitam desse fato para obter vantagens. Mas o tenente coronel tem a estratégia: “Nós estamos vislumbrando uma situação junto a câmara de vereadores, a  prefeitura municipal de Blumenau que é muito parceira da Polícia Militar, para que possamos agir duramente contra esses indivíduos. Temos que atuar de forma conjunta, mas dentro da legislação. É uma expedição de laudo pública para os moradores desses condomínios, onde iremos separar o joio do trigo, das pessoas de bem, que necessitam e carecem desse tipo de financiamento do sistema habitacional. Mas também daqueles que se aproveitam dessa situação para montar lá seus esconderijos e continuam praticando delitos e crimes na nossa cidade”, finaliza.

Após a cerimônia conversamos com um ex-comandante do 10º BPM que hoje está na reserva e é autor de vários livros, apaixonado por gastronomia e costuma fazer viagens internacionais. O coronel da reserva, Paulo Bornhofen, já ocupou vários postos de comando na Polícia Militar de Santa Catarina. Vale conferir a entrevista nesse vídeo, que mostra primeiro algumas imagens da cerimônia de 182 anos.

 

 

Confira as fotos de Giovani Silva e algumas de Marlise Cardoso Jensen: