quarta-feira, 28 julho 2021
InícioEventosWeinachtsdorf, a Vila de Natal de Blumenau

Weinachtsdorf, a Vila de Natal de Blumenau

Vila de Natal

Foto Marcelo Martins

O natal é uma festividade que a muitos toca e emociona. Talvez tenha sido tamanha emoção o que fez com que a celebração se tornasse muito mais do que apenas uma noite, e se alastrasse por vários dias, transformando a cidade nesta época do ano. A Weinachtsdorf, Vila de Natal que faz parte da Magia de Natal, projeto realizado pela CDL com apoio da Prefeitura de Blumenau e estará aberta no Parque Vila Germânica entre os dias 15 de Novembro deste ano até 6 de janeiro de 2014, vem com a intenção de emocionar, mas pretende ir além, ultrapassando os portões do Parque e realmente alcançando a comunidade.

O objetivo principal da Weinachtsdorf é promover o desenvolvimento das pessoas por meio da interação social, sustentabilidade e mediação cultural. Para tanto foram criadas mais de 10 atrações recreativas, contemplativas e interativas. Todas elas com enfoque social, cultural, lúdico, educativo e de economia criativa, que pretendem ampliar a convivência das famílias blumenauenses neste espaço e oportunizar ao turista um espaço de visitação interativa. São oficinas e atividades recreativas, além de cenários encantadores, compostos por elementos tradicionais germânicos, que são inerentes de Blumenau e de todo o Vale Europeu.

Atrações da Vila de Natal

Oficina da Família Noel – Espaço coordenado pelo Parque Vila Germânica e Secretaria de Turismo, dedicado para a família. O visitante entrará em contato com a produção dos Duendes da Vila de Natal – figuras ícone natalinas – e confeitar seus próprios biscoitos de Natal, colorir e montar seus cartões natalinos e enfeites para as árvores de natal de suas casas.

Feira de artesanato – Coordenada pelo Parque Vila Germânica e Secretaria de Turismo, estará localizada na parte externa do Parque, em frente ao Biergarten e ao Setor 1, com os pontos de venda espalhados em torno do espelho d’água. Serão mais de 20 artesãos, comercializando produtos variados, sendo a maior parte de cunho natalino.

Feira de Livros – Pela primeira vez acontecendo na Vila de Natal, a Feira de Livros trará um acervo focado no natal e no público infantil e infanto-juvenil. Além da comercialização dos livros, serão promovidas contações de história, escritura de cartas ao Papai Noel e espaço para leitura. Atração também coordenada pela Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica.

Bosque dos Presépios – Exposição coordenada pelo Parque Vila Germânica e Secretaria de Turismo, desenvolvida em parceria com a Fundação Cultural e Secretaria de Educação, por meio de artistas que desenvolveram oficinas nas escolas municipais inscritas no projeto.

Projeto Árvore Solidária – O Parque Vila Germânica e a Secretaria de Turismo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, desenvolveram o projeto que busca arrecadar presentes para 300 crianças, de 0 a 12 anos, atendidas em serviços da Semudes.

Estação Vila Germânica – Tradicional rota do trem, este ano substituído por um veículo desenvolvido especialmente para a Vila de Natal. Atração idealizada pela Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica.

Caminho das Neves – Espaço contemplativo e recreativo desenvolvido pela Secretaria de Turismo e Parque Vila Germânica, onde um dos principais elementos do Natal europeu recebe destaque.

Calendário Natalino – Grande reprodução dos tradicionais calendários de natal germânicos desenvolvida pelo Parque Vila Germânica e Secretaria de Turismo. São janelinhas com números de 1 a 24 (representando o 1º dia de dezembro até o dia 24). A idéia surgiu como incentivo aos pequenos para que experimentassem, de forma gradativa, a expectativa do Natal.

Palco Cultural – Coordenado pela CDL, o palco localizado no Biergarten terá apresentações culturais e musicais diariamente. O palco receberá também o culto ecumênico de natal, que acontecerá dia 22 de dezembro, às 19h.

Casa do Papai Noel – Espaço sob coordenação da CDL, onde o principal símbolo do Natal receberá os pedidos de presentes feitos pelas crianças.

Projeto Árvore das Águas – A água é um condutor de vibrações bastante poderoso. A oficina, coordenada pela CDL, ensinará os visitantes a confeccionarem enfeites para a árvore de Natal, feitos com pequenos sacos de água e as palavras amor e gratidão.

Oficina Natal em sua Casa – Oficina que ensinará como decorar e com o se pode decorar a casa nesta época. Sob coordenação da CDL.

Exposição de mesas Natalinas – Exposição de mesas temáticas que acontecerá no hall de entrada do Setor 1, desenvolvida pela CDL.

Jantar de Natal – Evento coordenado pela CDL, oferecido a empresas, famílias e grupos de amigos como opção para festas de encerramento de ano. Além da refeição, o jantar trará o show de dança e música Em Busca da Magia do Natal e presença do Papai e da Mamãe Noel.

Texto: Ana Matesco

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS