A partir da próxima segunda-feira (18/7/16), serão iniciados nos principais aeroportos brasileiros procedimentos adicionais de inspeção de segurança de passageiros e bagagens para embarque em voos domésticos. As medidas foram definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), com base nas práticas recomendadas pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). A nova inspeção estará em vigor durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.
Entre as novas medidas estão a vistoria mais rígida da bagagem de mão, que além de passar pelo equipamento de raio-X também poderá ser inspecionada. Haverá, também, revista pessoal aleatória, que poderá ser feita manualmente pelo agente de proteção ou com o auxílio de um scanner corporal em aeroportos que tiverem o equipamento.
Continua valendo a proibição de embarcar com itens como tesoura, canivete, navalha, martelo, alicate, e substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis nas bagagens de mão. Além disso, notebooks deverão obrigatoriamente retirados de bolsas ou mochilas e ser acondicionados em bandejas separadas dos demais objetos na hora de passar pelo equipamento de raios-X. A ANAC preparou um documento com perguntas e respostas para ajudar a esclarecer as principais dúvidas dos clientes. Clique aqui e confira.
As companhias aéreas já estão comunicando os seus passageiros sobre as alterações nos procedimentos. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), que representa AVIANCA BRASIL, AZUL, GOL e LATAM, orienta que os passageiros passem a se apresentar para o check-in com uma antecedência maior, de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo. Os procedimentos de embarque para voos internacionais seguem inalterados.
Fonte: Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil