Volume de vendas no Natal ficam abaixo do esperado em Santa Catarina, segundo a Fecomércio

 

O Natal foi de lojas cheias e mercado de trabalho aquecido em Santa Catarina. Conforme a pesquisa de Resultado de Vendas na data, realizada pela Fecomércio SC em sete cidades, o gasto médio dos consumidores nas lojas cresceu 12,6% em relação a 2017, passando de R$ 317,33 para R$ 357,40.

Apesar da alta no faturamento ser pouco expressiva (0,2%) em relação ao ano passado, que sinaliza tendência de estabilidade, a variação na comparação com os outros meses (22%) mostra o peso do Natal para o comércio catarinense.

“É a data mais lucrativa do ano para o varejo. O volume de vendas em SC está no positivo desde maio de 2017, mas não atingiu os níveis pré-crise. Por isso, mesmo com a alta no ticket e no gasto das famílias no Natal, o caixa ainda não recuperou a receita”, analisa o presidente da entidade, Bruno Breithaupt.

O percentual de empresários que contratou temporários para atender o aumento da demanda no período também avançou: 33,3% (2018), 32,7% (2017) e 31,5% (2016).

Mais da metade (57%) dos consumidores pagou à vista, entre cartão de crédito (23,4%), débito (22,9%) e dinheiro (10,7%). Para não começar o ano com o orçamento comprometido, a pesquisa de preço foi de razoável a alta, de acordo com 64,5% dos empresários.

As informações foram divulgadas pela Fecomércio.