Com mais de 650 mil pessoas ligadas ao sistema e presença nos três estados do Sul do país, a Cecred é uma das principais entidades cooperativistas do país. Ao todo são 13 cooperativas filiadas, que juntas geram mais de R$ 6,5 bilhões em ativos. O crescimento e a busca por inovação presentes na história da instituição motivaram uma reestruturação de marca e uma das principais características deste novo momento é a evolução da identidade.
A partir desta terça-feira (3/07/18), o Sistema Cecred passa a ser Sistema Ailos. O nome é baseado na palavra Ayllu, originada no século XVI, na região dos Andes, e denomina a base da sociedade Inca caracterizada pelo trabalho cooperativo. A novidade foi apresentada em uma coletiva de imprensa realizada no período da manhã na Fundação Fritz Müller.
De acordo com Moacir Krambeck, presidente do Conselho de Administração da entidade, a mudança pretende destacar os objetivos centrais da instituição, que preza por ser uma organização estruturada e ao mesmo tempo simples, onde todos possam ser beneficiados. “Esse movimento transformador trazido pelo cooperativismo de crédito é a nossa essência. Atuar pelo fortalecimento da comunidade é uma característica muito presente e queremos reforçar isso através de uma marca que a evidencie ainda mais”, diz.
Krambeck destacou que a proposta é tratar todos iguais, não importa se deposite R$ 10 ou R$ 100 mil. “Partimos do pressuposto que não é o fator econômico que faz a diferença. Aqui somos gente, todos iguais. Podemos colocar roupas melhores, mas continuamos a ser os mesmos. Na Ailos queremos que todos sejam tratados iguais, com dignidade, respeito e justiça”, comentou. Ele também relatou que não interferiu na escolha do nome, mas pesquisou muito o povo inca, que o deixou impressionado. “Ailos significa pessoas agrupadas se autoajudando, a essência do cooperativismo”, finalizou.
Rodrigo Dellagiustina, coordenador de marketing e comunicação, explicou que a construção da marca foi um processo extremamente colaborativo. “Desde 2014 começamos a trabalhar nessa mudança nas 13 cooperativas, mais a central. A metade delas se envolvou ativamente, enquanto as demais em alguns momentos. A colaboração foi o tema principal desse reposicionamento de marca. O processo de recolocação da logomarca irá acontecer de forma gradativa. Estamos mudando o nome do sistema, que era Cecred e passa a ser Ailos, mas em cada cooperativa a mudança visual será aos poucos porque são 180 postos de atendimento. Isso se refere não só aos ambientes externos e internos, mas os próprios cartões e demais materiais gráficos”.
O que muda nas cooperativas e para os cooperados
Moacir destaca ainda que este momento é de profunda importância para a instituição, mas que os serviços permanecem exatamente os mesmos. “Nossa essência permanece a mesma, assim como os serviços e a proximidade com os cooperados. O que será alterado é o visual das cooperativas ligadas ao Ailos, que passa a ser mais moderno e condizente com o nosso propósito. Nas fachadas de cada posto de atendimento, por exemplo, prevalecem as novas cores, mas com o nome da cooperativa”, destaca.
O presidente do Conselho de Administração comenta ainda algumas das mensagens-chave que foram a base da alteração de identidade. “Esse novo momento foi inspirado em questões inerentes à nossa maneira de gerar transformação no mundo. Uma delas é que praticamos uma gestão participativa, em que o cooperado está envolvido nas decisões através de debates democráticos. Também promovemos o desenvolvimento econômico e social, estimulando a economia dos locais em que estamos inseridos e preservando o capital de forma sustentável”, conclui.
Números do Sistema Ailos
De acordo com Ivo José Bracht, diretor executivo do Sistema Ailos, até 2020 a instituição deve englobar 1 milhão de pessoas nos três estados do Sul do Brasil e chegar a R$ 11,3 bilhões em ativos. Constituída em 2002, a entidade agrega 13 cooperativas e mais de 175 postos de atendimento. Atualmente, essas unidades estão em 56 cidades do Sul. A maior cooperativa em número de pessoas do país é uma dos destaques da região. Somente a Viacredi possui mais de R$ 4 bilhões em ativos.
A instituição também conta com programas voltados para a educação e cidadania financeira da comunidade, além da integração das pessoas no sistema de trabalho. O Programa de Integração e Desenvolvimento de Cooperados e Comunidade (Progrid), completa 16 anos em 2018 e conta com uma série de cursos e palestras em sistema EAD e presenciais, que visam auxiliar o cooperado na melhoria da sua vida financeira. Mais de 1,8 milhão de cooperados já realizaram alguma atividade da plataforma. Outro projeto de destaque é o Escola Inclusiva, que prepara pessoas com qualquer tipo de deficiência para o mercado de trabalho. O projeto acontece em Blumenau e chega a segunda edição neste ano.