sexta-feira, 24 setembro 2021
InícioAplicativoVírus que simula atualização do Google Chrome já infectou mais de 100...

Vírus que simula atualização do Google Chrome já infectou mais de 100 mil celulares

Os criminosos utilizam os dados do cartão de crédito para roubar as vítimas. Saiba como se proteger.

Um tipo de vírus conhecido como malware, está se passando por uma falsa atualização do Google Chrome no Android e já infectou mais de 100 mil celular. O ataque foi descoberto e anunciado pela empresa de segurança móvel Pradeo.

A infecção dos dispositivos ocorre por meio da técnica de engenharia social conhecida como smishing, onde o usuário recebe uma mensagem por SMS que parece verídica, pedindo para atualizar o Chrome. Porém, ela é fraudulenta.

Quando a vítima baixa o falso aplicativo, com ícone e nome idênticos, abre um site falso que simula o pagamento da taxa aduaneira. Como o valor é irrisório, em torno de um ou dois dólares, algumas pessoas pagam. Quando a vítima insere as informações do seu cartão de crédito, os dados são roubados.

Depois de infectar o celular, o invasor ainda envia cerca de 2.000 mensagens fraudulentas por semana utilizando o dispositivo infectado.

Como se proteger

É muito simples. Nunca clique em links de fontes desconhecidas, muito menos baixe um arquivo de uma mensagem de texto aleatória. Se receber algo suspeito de algum conhecido, entre em contato por telefone com ele para confirmar a veracidade do que foi recebido.

Na atualização ou instalação de aplicativos, use sempre as lojas oficiais como Google Play Store (Android) e App Store (iOS). Desconfie se receber uma mensagem de uma empresa grande por um meio não oficial. No caso dos Correios, vá direto ao site oficial e veja se existe algo para pagar, porque é a única empresa responsável por taxas aduaneiras no Brasil.

MAIS LIDAS