Com o objetivo de eliminar os riscos sanitários associados ao uso das pomadas modeladoras para cabelos, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Vigilância Sanitária (VISA) de Blumenau, comunica que está cumprindo a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) de proibir o uso e comercialização de todas as pomadas para modelar e trançar cabelos.
A resolução RE 914/2023 ocorre após o aumento de casos graves de eventos adversos associados ao uso das pomadas, tais como, cegueira temporária, forte ardência nos olhos, lacrimejamento intenso, coceira, vermelhidão, inchaço ocular e dor de cabeça.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Sanitária de Blumenau, Juliana Rigo, as medidas de fiscalização são preventivas e cautelares. “A VISA irá adotar as medidas necessárias para que os produtos não listados pela Anvisa parem de circular. Para isso, a nossa equipe realizará visitas aos locais que possuem os produtos para efetuar a interdição cautelar”, comunica Juliana.
A coordenadora pede que os estabelecimentos confiram seus estoques e sistemas e, caso tenha algum produto não listado, entre em contato com a Vigilância Sanitária para a adoção de medida sanitária cabível.
“Neste primeiro momento, a VISA está enviando e-mail para os diversos estabelecimentos cadastrados em nossos bancos de dados. Pedimos que, caso não se aplique à atividade desenvolvida pela empresa, favor desconsiderar. Já, a orientação para as contabilidades que receberem o contato da VISA, pedimos que encaminhem aos seus clientes que estão incluídos na relação de estabelecimentos que comercializam as pomadas modeladoras”, esclarece.
Com o intuito de tranquilizar a população, a coordenadora da Vigilância Sanitária diz que a ação tem o objetivo de controlar os riscos e garantir a segurança estabelecida na legislação sanitária. Juliana ainda orienta que, caso a pessoa tenha adquirido algum desses produtos não listados, que não faça o uso, e entre em contato com a Vigilância Sanitária pelo telefone (47) 3381-6230.
Clique aqui para saber a lista dos produtos liberados pela Anvisa.