Vídeos editados e vistos durante a festa são tendência no mercado de casamentos

Foto: Cristian Janke

Foto: Cristian Janke

 

Por Camile Magalhães, com foto de Cristian Janke

Foi-se o tempo em que os noivos ficavam ansiosos durante dias, semanas ou até meses para ver como ficou o vídeo de casamento ou os melhores momentos da festa. Hoje, a tendência é ver parte do material já durante a comemoração.

O Same Day Edit, ou “edição no mesmo dia” traduzido para o português, é um pequeno documentário que é gravado e editado no próprio dia do casamento, em poucas horas. “Após a cerimônia nós temos apenas umas três ou quatro horas para copiar as imagens, montar o filme e deixar o arquivo pronto para mostrar o trabalho. Se algo mínimo der errado nesse processo, não há exibição”, relata Rafael Niess, sócio da produtora especializada em vídeos de casamentos Metade da Laranja Filmes. É ele quem faz o planejamento e edição.

Trata-se de um serviço cada vez mais pedido e usado nas bodas. “O trabalho de Same Day Edit é um elemento a mais de emoção nesse dia já tão especial para os noivos, familiares e convidados. A reação das pessoas é impressionante. Muitos não acreditam como foi possível”, comenta a sócia da produtora Metade da Laranja Filmes, Vivian Althoff.

A empresa já oferece esse serviço aos clientes desde 2012, mas faz bem menos tempo que os vídeos feitos e exibidos no mesmo dia, durante festa, são uma febre. “É preciso contar com uma equipe afinada, porque apesar do planejamento começar no dia anterior, muita coisa pode mudar e alterar a essência do filme. O trabalho tem que ser ágil e, ao mesmo tempo, sensível”, diz Rafael Niess.