Vídeo: reunião no Ministério da Educação tratou sobre a federalização da Furb

A comissão da universidade de Blumenau esteve em Brasília com o prefeito e a reitora, além do senador Jorginho Mello.

A comissão envolvida com a federalização da Universidade Regional de Blumenau (Furb) se reuniu às 8h desta terça-feira (8/03/22) com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, e sua equipe, em Brasília (DF). O grupo definiu e encaminhou demandas técnicas, como por exemplo um estudo de custos da Furb para inclusão no orçamento da União.

De Blumenau foram à capital federal, a reitora Marcia Sardá Espindola; o prefeito Mário Hildebrandt; o professor Clovis Reis, presidente do Conselho de Federalização; e o vice-reitor da Furb, professor João Gurgel da Silveira. Eles estavam acompanhados do senador Jorginho Mello.

A comissão foi criada pelo Ministério da Educação, para que o processo tenha andamento no Governo Federal. Hildebrandt explica que com base nesses estudos, a equipe ministerial irá discutir o tema da federalização junto ao Ministério da Economia e à Presidência da República.

“O Secretário de Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Souza, juntamente com o ministro Milton Ribeiro e o senador Jorginho Mello, assumiram a responsabilidade de falar com o presidente Jair Bolsonaro e o ministro Paulo Guedes para que a gente possa, através do resultado orçamentário, conseguir encaminhar e buscar recursos para a federalização da nossa Furb. Vamos continuar acompanhando e trazendo resultados para Blumenau”, reforçou o prefeito.

“Saímos da reunião com a missão de relacionar quais são os custos dessa federalização, para que o recurso possa ser inserido no orçamento de 2022 e aprovado pelo Ministério da Economia. Mas o mais importante, além deste trabalho técnico que iniciamos hoje, é a vontade política e essa disponibilidade do ministro e do senador para que a federalização da FURB ocorra”, disse a reitora em publicação no site da Furb.

federalização da Furb

Federalização

As tratativas para retomar o projeto de federalização iniciaram em outubro do ano passado, com Projeto de Lei 3774/21 de autoria do senador Jorginho Mello, autorizando a criação da Universidade Federal do Vale do Itajaí (UFVI), utilizando a estrutura da Furb, mediante diretrizes orçamentárias do Ministério da Educação. Em dezembro o grupo realizou a primeira conversa com o ministro, também em Brasília, onde foi apresentada a proposta de criação da universidade federal.

Apoio à federalização

Manifestaram apoio à federalização por meio de cartas e ofícios, a Associação Empresarial de Blumenau (Acib); Associação Médica de Blumenau (AMBL); Associação de Micro e Pequenas Empresas (AMPE); Associação dos Municípios do Vale Europeu (AMVE); Associação dos Professores da FURB (APROF); Associação dos Servidores da FURB (ASEF); Associação de Imprensa do Vale do Itajaí (Assimvi); Associação dos Economistas de Blumenau; Câmara de Vereadores de Blumenau; Câmara de Vereadores de Gaspar; CDL Blumenau; Conselho de Educação de Blumenau; Conselho Regional de Economia (Corecon/SC); Conselho Regional de Enfermagem (COREN); Conselho Regional de Administração (CRA); Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC); Conselho Regional de Educação Física de Santa Catarina (CREF 3); Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 10); Diretório Acadêmico Clóvis Bevilaqua (Daclobe); Centro Acadêmico de Medicina; Diretório Central dos Estudantes (DCE/FURB); Fórum dos Trabalhadores; Intersindical; OAB Blumenau; Sindicato dos Servidores Públicos do Ensino Superior de Blumenau ( Sinsepes); União Blumenauense das Associações de Moradores (Uniblam).

Deputados catarinenses, Ismael dos Santos, Ivan Naatz, Laércio Schuster e Ricardo Alba também manifestaram apoio ao movimento.

Cartas de apoio também foram encaminhadas pelos prefeitos Arão Josino da Silva, de Ascurra; Kleber Wan-Dall, de Gaspar; Valmir Zirke, de Guabiruba; André Moser, de Indaial; Ércio Kriek, de Pomerode; Valcir Ferrari, de Rodeio e Jorge Stolf, de Rio dos Cedros