A população do Médio Vale do Itajaí tinha grande receio de que o vertimento da Barragem Norte (José Boiteux) resultasse no aumento do nível do Rio Itajaí-Açu. O fato histórico foi registrado em vídeo pelos indígenas locais por volta das 22h07 desta sexta-feira (13/10/23). Mesmo assim, em Blumenau, o rio já baixou 79 centímetros.
Na medição das 8h deste sábado (14), o nível do Itajaí-Açu estava com 8,08 metros (-7 cm), mantendo a média de queda lenta. O Secretário de Defesa Civil e o Governador de Santa Catarina já esperavam que a barragem verteria; no entanto, tinham certeza de que a estrutura tinha segurança para operar e conter os 357 milhões de metros cúbicos de água para os quais foi projetada.
Se a barragem não tivesse sido fechada, o nível do Rio Itajaí-Açu poderia ter sido 2 metros maior em Blumenau, causando um grande prejuízo também na região. Na barragem Sul (Ituporanga), a capacidade de armazenamento está em 112,18%, e na Oeste (Taió), em 108,66%; ou seja, ambas também estão vertendo água.