Vídeo: liberada a ponte balsa sobre o rio Perequê, entre Porto Belo e Itapema

A estrutura metálica provisória foi aberta ao trânsito nesta quinta-feira (8/06). Uma nova ponte de concreto será construída no lugar da atual.

Foto: Soni Robinson Witte | @soni8088 [OBlumenauense]

A partir das 9h desta quinta-feira (8/06/23), foi liberada a passagem motos e pedestres na nova ponte balsa que estava sendo construída sobre o Rio Perequê, mais uma opção de ligação entre os municípios de Itapema e Porto Belo, no Litoral de Santa Catarina.

Um carro da Defesa Civil foi o primeiro a passar pela nova estrutura, para os últimos testes, já que outros já tinham sido realizados. As praias dos bairros Meia Praia e Perequê estão entre os destinos dos moradores do Vale do Itajaí que costumam frequentar essa região há décadas. A ponte (Nereu Ramos) de concreto atual continua em operação, não está mais em condições de receber todo o tráfego de veículos.

Por isso a Prefeitura de Itapema, por meio da Defesa Civil, lançou uma licitação para construir uma ponte balsa de 47,2 metros de extensão e com capacidade de 60 toneladas. A empresa vencedora, Operações Marítimas, iniciou a instalação no dia 29 de maio. A estrutura é voltada para veículos leves, como carros, motos, ambulâncias, entre outros.

O Departamento de Trânsito de Itapema (Detrami) orienta que a partir de hoje, os condutores que seguirem no sentido Meia Praia / Perequê, devem utilizar a ponte balsa. Já quem vem no sentido contrário, ou seja, de Perequê / Meia Praia, continua passando sobre a ponte Nereu Ramos. Já os caminhões, ônibus, micro-ônibus e outros veículos pesados terão que utilizar a BR-101.

A segunda opção de acesso será a Ponte do Exército, através de um convênio com a Defesa Civil. O acesso à Porto Belo será pela Rua 336, onde as cabeceiras já foram finalizadas.

Com a finalização da instalação das duas pontes provisórias, será retirada a adutora de água da atual ponte. O próximo é a assinatura da ordem de serviço para a construção da nova ponte de concreto, que já tem empresa definida no processo licitatório.

Foto: Soni Robinson Witte | @soni8088 [OBlumenauense]
Foto: Soni Robinson Witte | @soni8088 [OBlumenauense]
Foto: Soni Robinson Witte | @soni8088 [OBlumenauense]
Foto: Soni Robinson Witte | @soni8088 [OBlumenauense]