Vídeo: Jogaderia é um retorno ao analógico em encontros mensais

Empresa criada por jovens promove a interação fora das telas dos computadores e smartphones.

No último fim de semana, ocorreu mais uma edição da Jogaderia, evento promovido mensalmente nos shoppings do Grupo Almeida em Blumenau. Visitamos o Norte Shopping no sábado (28/10/23), e as várias mesas dispostas em frente à Havan logo chamaram a nossa atenção.

Pessoas de diferentes faixas etárias divertiam-se com jogos de cartas, tabuleiros, entre outros, sendo a maioria clássicos. Eu, minha esposa e meu filho fomos convidados por um dos atendentes a participar.

Marlise, Nikolas e Claus Jensen | Foto: OBlumenauense

A iniciativa foi criada por três jovens empreendedores, sendo um deles quem nos abordou e sugeriu três jogos. Com paciência, explicou as regras e perguntou qual gostaríamos de experimentar. Optamos por dois e nos divertimos bastante.

A Jogaderia transcende a mera diversão em família, propondo uma fuga das telas de computador e smartphones para promover o contato humano. Essa iniciativa ocorre todo mês, das 14h às 20h, em datas comunicadas pelos shoppings.

O objetivo é conectar adultos, jovens e crianças à nostalgia e integração que os jogos analógicos oferecem. Os jogos de tabuleiro auxiliam na aprendizagem e no entendimento de regras, além de estimularem e desenvolverem habilidades essenciais nas crianças.

A participação é gratuita, e o público tem à disposição dezenas de jogos clássicos como War, Banco Imobiliário, Dixit, Coup e Guerra dos Tronos, entre outros. Entrevistamos Isabela Rosa da Silva, 34 anos, uma das sócias, que nos falou sobre a proposta do evento.