O Corpo de Bombeiros Militar confirmou que a cobra capturada no início da noite desta segunda-feira (22/04/24) em Blumenau é uma Jararacuçu, a maior jararaca de Santa Catarina. A corporação foi acionada por volta das 18h40 e encontrou o animal nos fundos do pátio de um supermercado, no distrito do Garcia.
A Jararacuçu era de porte médio e estava próxima da cerca que separa com uma área de vegetação. Segundo os bombeiros havia muita pessoas no local e a situação exigia atenção imediata. Depois de capturada, a cobra foi colocada em um recipiente de plástico e devolvida em uma área de mata.
O fato foi registrado pela pedestre Letícia, de 28 anos, que enviou um vídeo com exclusividade mostrando o trabalho da equipe. Ela nos informou que caminhava pela Rua Osasco quando quase foi picada pela cobra. Apesar de não ser conhecedora do assunto, logo identificou que se tratava de uma Jararacuçu e procurou avisar as outras pessoas.
JARARACUÇU
Não conseguimos confirmar com os bombeiros se a cobra capturada realmente é uma Jararacuçu (Bothrops jararacussu), considerada a maior da espécie das jararacas em Santa Catarina. Esses animais chegar a 2,2 metros de comprimento e pesar até 5 quilos.
Uma de suas características mais perigosas é o tamanho das presas, que podem armazenar uma quantidade de veneno maior do que outras cobras, resultando em problemas de saúde graves. Apesar da Jararacuçu ser comum em áreas de vegetação bem conservadas, ocasionalmente também aparece em ambientes urbanos.