Vídeo: identificadas as vítimas do avião que vinha de Minas Gerais e caiu no norte de SC

Piloto e passageiro foram encontrados carbonizados em uma área de mata de difícil acesso.

Arte: OBlumenauense

Uma aeronave de pequeno porte, que partiu de Governador Valadares, Minas Gerais, com destino a Florianópolis, caiu no norte de Santa Catarina. O Corpo de Bombeiros Militar foi acionado às 00h37 desta terça-feira (4/06/24) e, segundo informações, o piloto tentou pousar em Joinville, mas arremeteu.

O avião caiu na localidade de Barrancos, uma região entre os municípios de Itapoá e Garuva, próximo da SC-416. Os destroços foram encontrados durante as buscas na madrugada, realizadas em conjunto com a Força Aérea Brasileira. Havia duas pessoas a bordo, nenhuma sobreviveu.

Conforme informações dos bombeiros, trata-se de um avião bimotor modelo Beech 95-B55 Baron. Essa aeronave tem capacidade para transportar até 6 pessoas, incluindo o piloto.

Uma caminhonete para realizar a remoção dos corpos e levá-los ao Instituto Médico Legal (IML). Para alcançar o local, é necessário percorrer uma caminhada de aproximadamente 5,4 km por uma área de mata fechada. Os destroços serão posteriormente recolhidos para que sejam realizadas análises a fim de identificar as causas do acidente aéreo.

De acordo com o plano de vôo N63747, a decolagem na cidade mineira estava prevista para às 14h14 desta segunda-feira (3) e o pouso na capital catarinense três horas depois. O contato com a equipe de controle aéreo no aeroporto de Joinville foi por volta das 18h.

A Força Aérea Brasileira (FAB) foi notificada sobre o desaparecimento do avião bimotor registrado sob a matrícula PS-BDW. Os trabalhos de buscas e salvamentos foram coordenados pelo SALVAERO Curitiba (PR), órgão da aeronáutica responsável por esse tipo de atividades.

As tripulações da aeronave SC-105 Amazonas, do 2º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (Esquadrão Pelicano) e do helicóptero H-36 Caracal, do 3º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação (Esquadrão Puma), localizaram os destroços e avisaram os bombeiros.

Os corpos das vítimas estavam carbonizados e foram removidos ao IML de Joinville. Estendemos os nossos sentimentos aos familiares e amigos de Geraldo Cláudio de Assis Lima (piloto) e de Antônio Augusto Castro.