Em um vídeo divulgado nesta segunda-feira (27/05/24), o Sargento Romão anunciou que a atuação no Rio Grande do Sul vai marcar um momento de transição ao lado de seu fiel companheiro, o cão Bravo. O binômio (cão + bombeiro) está atuando nas buscas das vítimas das enchentes e deslizamentos na região do Vale do Taquari.
O bombeiro militar, lotado no 3º Batalhão de Blumenau, disse que o cão da raça labrador está completando 10 anos de idade e, por isso, se aposentará em breve. Ao longo de sua carreira, a dupla participou de grandes operações, como no rompimento da barragem de Brumadinho (MG), nas catástrofes climáticas em Petrópolis (RJ) e Pernambuco, além de várias atuações no Vale do Itajaí.
“Bravo é um cão excepcional, com um histórico impressionante de serviço. Ele sempre esteve ao meu lado nas situações mais difíceis, e agora, nesta que provavelmente será sua última grande missão, enfrentamos um dos maiores desafios de nossa carreira,” afirmou o Sargento Romão no vídeo.
As buscas no Rio Grande do Sul são uma tarefa complexa devido à vastidão da área afetada e às condições difíceis do terreno. “Aqui está muito difícil. As vítimas podem estar em qualquer lugar. A área é muito grande, e temos que superar esses obstáculos. O trabalho exige bastante do Bravo, que precisa fazer uma varredura minuciosa em uma área extensa,” explicou Romão.
Apesar das dificuldades, eles têm a seu favor a grande experiência acumulada ao longo dos anos e o apoio de uma equipe altamente treinada. “Estamos confiantes de que, com a experiência de nossos cães e da nossa equipe, conseguiremos ter êxito na busca e trazer um pouco de alento às famílias que estão sofrendo,” concluiu o sargento.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram