Assim que sairmos do Outubro Rosa, já ingressamos no Novembro Azul, quando as ações de conscientização relacionados ao câncer no sexo masculino ganham destaque. Os cuidados abrangem desde a adoção de hábitos de vida saudáveis até a prevenção de doenças crônicas, como o câncer de próstata.
Os Vereadores Professor Gilson de Souza e Alexandre Matias encaminharam um projeto para realizar o “Novembrinho Azul”, um ação voltada para crianças e adolescentes do sexo masculino. Durante o mês serão promovidas consultas e palestras com urologista, cirurgião pediátrico, nefrologista pediatra, nutricionista e pediatra, juntamente com acolhimento familiar por enfermeiros e fisioterapeutas.
A proposta é estimular as famílias a procurar precocemente as redes de atenção à saúde para os cuidados específicos dos meninos, sejam crianças ou adolescentes. Além disso, também diagnosticar e tratar precocemente doenças como fimose, distopia testicular e varicocele. Elas são importantes fatores de risco para doenças na vida adulta como câncer de pênis, câncer de testículo e infertilidade masculina.
Se a pessoa procurar logo atendimento em caso de dor testicular ou aumento de volume escrotal há muito mais chance de evitar a perda do testículo em casos de torção testicular. Outro detalhe importante é conscientizar que perdas urinárias diurnas e noturnas podem ser tratadas evitando o estresse psicológico e social que estas condições determinam.
Com informações de Gabriela Ronchi