Vendas do varejo de SC no Dia dos Pais cresceu 2%, com gasto médio de R$ 135,05

 

O Dia dos Pais no varejo catarinense mostrou uma leve recuperação em 2018. Um levantamento da Federação das CDLs de SC (FCDL/SC) sobre resultado das vendas, mostrou um crescimento de 2,02% no mesmo período em relação ao ano anterior, com gasto médio de R$ 135,05.

Na avaliação da FCDL/SC, essa melhora se deve principalmente à sequência do ciclo de corte de juros pelo Banco Central. Outro fator determinante é o aumento do consumo das famílias, ainda que de forma tímida, às vésperas de um período eleitoral.

“O comércio seguiu a tendência apresentada pela consulta antes da data comemorativa, sendo que este percentual positivo mostra a trajetória de retomada, ainda que em ritmo abaixo do esperado”, analisa o empresário Ivan Tauffer, presidente da FCDL/SC.

O vestuário foi o presente mais procurado respondendo por 39,9% das vendas. Em seguida, os “outros’”(onde se inclui perfumaria e eletroeletrônicos) com 35,12% e em terceiro lugar (14,88%) calçados . Quanto à forma de pagamento, o cartão de crédito apareceu como a preferida (40,48%), seguido pelas vendas a prazo, com 38,10%. O levantamento foi realizado junto a associados da FCDL/SC nas 20 cidades catarinenses de maior índice de potencial de consumo.