Fotos: Luciano Bernz e alguns colaboradores
Na noite desta sexta-feira (21/08), aconteceu a abertura do 11º FUCCA, no setor 3 do Parque Vila Germânica, em Blumenau. Oito das vinte bandas universitárias selecionadas, apresentaram duas canções autorais cada uma.
A abertura programada para às 19h20min, acabou atrasando cerca de 45min, com direito a execução do hino nacional tocado com a guitarra pela boca, feita com maestria por Mazin Silva. O músico também fez parte da bancada de jurados, junto com Carlos Silva (professor de redação da Furb), Everton Morango (produtos musical), Noemi Kellermann (coordenadora da Escola de Música do Teatro Carlos Gomes) e Rodrigo Dal Mollin (coordenador de Cultura do Teatro Carlos Gomes). Entre as autoridades, estavam o vice-reitor da Furb, Udo Schroeder, e o secretário de Turismo e presidente da Vila Germânica, Ricardo Stodieck.
Um momento de emoção foi a homenagem ao empresário e produtor Ricardo Pimenta, que morreu no início deste ano, vítima de câncer. Pimenta foi um dos grandes responsáveis pela retomada do FUCCA em 2013 e que, desde lá, vinha sendo um incentivador do Festival, além de compor o corpo de jurados.
As bandas que se apresentaram na sexta, foram: Oh Jah Jah, Supernova Jam, Conexão Lado Oeste, Adorável Clichê, Ave Brasil, Zoraide, Pobre Tom e Grupo Musiqueiro. No repertório havia desde o rock ao reggae, passando pelo rap e chegando até ao estilo gauchesco, transformando o local em uma grande festa multicultural.
Depois o show ficou por conta da banda psicodélica Boogarins, reconhecida mundialmente por seus shows recheados de improvisações de alto nível. O quarteto composto por Fernando Almeida, Benke Ferraz, Raphael Vaz e Ynaiã Bethroldo, apresentaram as músicas de seu álbum “As Plantas Que Curam”,que estreou este ano no mercado brasileiro pela plataforma Skol Music e o com o selo StereoMono, comandado por Carlos Eduardo Miranda.
A Banda Jota Quest apresentou um show vibrante e divertido, agitando as 4,5 mil pessoas que lotaram o pavilhão 3 da Vila Germânica A banda tocou grandes sucessos de sua carreira, como “Fácil”, “Tudo está Parado”, “Na Moral” e “Dias Melhores”. Os sucessos recentes “Reggae Town” e “Waiting For You” não ficaram fora do playlist, seguindo a trilha da energia positiva que marca a trajetória desta banda brasileira que se mantem, há quase vinte anos, como uma das mais queridas do país.
Uma parceria do Fucca com a Skol trouxe diversas atrações para o evento, como a parede de escalada, lounge Skol com air hockey e o backstage.