quarta-feira, 26 janeiro 2022
InícioClimaVariação de nuvens, aberturas de sol e temperatura máxima de 22°C

Variação de nuvens, aberturas de sol e temperatura máxima de 22°C

Foto: Michele Lamin

 

Cavados (áreas alongadas de baixa pressão) em níveis baixos e médios da atmosfera favorecem a presença e variação de nebulosidade. Ainda assim, as aberturas de sol auxiliam a gradual elevação da temperatura. Ventos fracos a moderados de noroeste, passando a sudeste a partir da tarde.

Neste momento (11h39min), a temperatura em Blumenau é de 20°C; com previsão de não passar dos 22°C nesta quarta-feira (15/08/18). A mínima foi registrada pelo Alerta Blu às 4h, quando fez 12,7°C. O rio Itajaí-Açu está com 47 cm e a umidade relativa do ar em 64,8%.

Santa Catarina – Muitas nuvens a encoberto, com temperatura baixa, sem muita variação entre a mínima e a máxima, devido à cobertura de nuvens. Vento sudoeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas no Litoral. Sistema cavado em níveis superiores da atmosfera influenciando. Alta pressão (massa de ar frio) com centro na Argentina deslocando-se para o Uruguai, influenciando o sul do Brasil.

 

Quinta-feira (16)

Blumenau – A circulação marítima juntamente de cavados em níveis baixos e médios da atmosfera deixam o tempo instável. No decorrer do dia, presença e variação de nebulosidade, com alguns poucos períodos de abertura de sol e condição para chuva fraca e isolada, especialmente à noite. No inicio da manhã, mínima entre 13 e 15°C e sensação de frio. Por conta da maior cobertura de nuvens, a máxima fica mais baixa em relação aos dias anteriores, variando entre 18 e 20°C. Ventos fracos a moderados soprando preferencialmente de sudeste.

Santa Catarina – Tempo encoberto com muitas nuvens, com diminuição da nebulosidade e presença de sol no decorrer do dia. Nevoeiros ao amanhecer, mas a temperatura aumenta no interior. Vento sudeste a nordeste no interior, fraco a moderado, e de sul a sudeste no litoral, com rajadas. Sistema de alta pressão (massa de ar frio) com centro no mar influenciando o sul do Brasil.

 

Sexta-feira (17)

Blumenau – O sistema de alta pressão posicionado a leste de SC favorece o transporte de umidade para o Vale do Itajaí. Assim, o tempo segue instável, com céu nublado, períodos de melhoria e condição para chuva fraca e isolada durante a madrugada e, posteriormente, à noite. Faz frio no inicio da manhã, com mínima entre 13 e 15°C. Já à tarde a máxima varia entre 17 e 19°C. Ventos de sudeste com intensidade entre fraca e moderada.

Santa Catarina – Predomínio de sol, com tempo mais aberto do oeste ao sul. No norte do Estado, períodos de maior nebulosidade. No Litoral Norte, chuva fraca e isolada no início e final do dia. Nevoeiros ao amanhecer. Temperatura mínima em declínio, principalmente nas áreas mais altas do Estado. Condição de geada no Planalto Sul. Vento nordeste no interior, e leste no litoral, fraco a moderado.

 

Sábado (18)

Blumenau – O deslocamento de umidade do mar para o Vale do Itajaí mantém o tempo instável, com muita nebulosidade, períodos de melhoria e condição para chuva fraca, especialmente na madrugada e à noite. Mínima entre 13 e 15°C e máxima entre 19 e 21°C.

Santa Catarina – O sol com poucas nuvens e nevoeiros ao amanhecer. Temperatura baixa na madrugada, com geada no Planalto Sul. Em elevação durante o dia, com vento nordeste, fraco a moderado.

 

Domingo (19)

Blumenau – A circulação marítima perde intensidade, de forma que o sol volta a predominar entre nuvens em Blumenau. No inicio da manhã, mínima entre 12 e 14°C e à tarde máxima entre 23 e 25°C.

Santa Catarina – Aumento da nebulosidade com aberturas de sol em todas as regiões. Do oeste ao sul, chuva no final do dia, devido à aproximação de outra frente fria. Temperatura em elevação, com vento nordeste a noroeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas.

 

Tendência para SC, entre 20 a 29 de agosto de 2018

Entre os dias 20 e 22, uma frente semi-estacionária no RS deve provocar chuva principalmente do oeste ao sul de SC. Para os dias seguintes, permanece o tempo seco em todas as regiões, favorecendo a condição de estiagem verificada em algumas áreas do Estado. As temperaturas ficam mais elevadas no período, em relação ao observado na primeira quinzena de agosto.

 

Dados: AlertaBlu e Epagri/Ciram

O Blumenauense
Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

MAIS LIDAS