Na última segunda-feira (12/04/21), a Prefeitura de Blumenau iniciou a primeira etapa da 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe que segue até o dia 9 de julho. A partir desta quarta-feira, dia 14, as unidades Estratégia Saúde da Família (ESF) com sala de vacina ativa também começaram a fazer parte dos agendamentos, auxiliando as equipes dos Ambulatórios Gerais (AGs), exceto o AG Fortaleza que está em reforma. Até agora, mais de 3,3 mil pessoas fizeram o agendamentos da vacina contra a influenza.
Por conta da pandemia de Coronavírus, os primeiros a agendar a vacina estão sendo crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas conforme estabelece o Ministério da Saúde (MS) e a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (DIVE). Apesar de estarem na primeira etapa, os profissionais da saúde serão vacinados posteriormente, assim que o município receber mais vacinas.
As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da Campanha Nacional de Vacinação contra o Coronavírus e da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe devem dar prioridade para a vacina contra a Covid-19. As pessoas que foram vacinadas contra o Coronavírus devem respeitar um intervalo mínimo de 14 dias para tomar a vacina contra a influenza. A mesma orientação vale para quem recebeu a vacina da gripe e vai se vacinar contra a Covid-19.
Agendamento da vacina contra gripe
O agendamento da vacina contra a gripe pode ser feito no site prefeitura ou então telefonando para a sua unidade ESF para fazer o agendamento, já que o telefone do Alô Saúde ficará disponível para demandas relacionadas à Covid-19.
Etapas da vacinação contra a gripe
Primeira etapa (12/04 a 10/05): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas; apesar de estarem no primeiro grupo, os profissionais da saúde serão vacinados posteriormente, assim que o município receber mais vacinas..
Segunda etapa (11/05 a 08/06): idosos com 60 anos e mais; e professores das escolas públicas e privadas;
Terceira etapa (09/06 a 09/07): pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento, forças armadas; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
Por João Vitor Korc [SECOM/BNU]