Oops! It appears that you have disabled your Javascript. In order for you to see this page as it is meant to appear, we ask that you please re-enable your Javascript!

V Conversa com Escritores pode ser acompanhada pelos estudantes de Blumenau

 

 

 

 

Por Susana Bartira Wagner Bilck Venturi

Nesta terça-feira (20/10/20) foi lançada na Escola Básica Alberto Stein, a V Conversa com Escritores. O evento acontece anualmente nas dependências da escola, porém, devido a pandemia, precisou ser adequado às redes sociais. Neste ano, foi utilizado o Youtube para abranger o maior número possível de estudantes e suas famílias. O objetivo de promover um movimento de encontro entre livro, escritor e leitor, possibilitando uma interação entre sujeitos através de uma plataforma virtual, para que compartilhem informação, leitura e cultura.

Os estudantes que estão realizando as atividades fora da plataforma, receberão um jornal impresso referendando o evento, que pode ser assistido por qualquer um. Este material será elaborado pela escola e contará com o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Blumenau para a impressão. Rotineiramente, o planejamento e escolha dos convidados, partia das Professoras Promotoras de Leitura da Biblioteca Ingo Fischer.

Nesta edição, adequou-se o planejamento ouvindo os professores de Língua Portuguesa, uma vez que realizam de forma coletiva na rede e a partir do que estão trabalhando. Os professores contribuíram com sugestões de cronistas, memorialistas, poetas e cordelistas.

 

 

Assim, convidaram o blumenauense Guilherme Karsten, escritor e desenhista de títulos infantis, que conversou com os estudantes da Educação Infantil aos Quintos Anos. Ele foi premiado pelo livro “Aaahhh!”, no “Golden Pinwheel Young Illustrators Competition Internacional” que recebeu projetos de 1999 ilustradores, de 72 países e territórios e Guilherme foi o premiado.

 

 

O poeta, escritor e cordelista pernambucano – Josué Limeira – criador do site “Cordéis do Amor” e escritor de cordéis para todo o Brasil, em sua página no Facebook, foi convidado para conversar com os estudantes dos Sextos aos Nonos Anos. Josué Limeira é o autor do livro “Pequeno Príncipe em Cordel” com ilustrações de Vladimir Barros. A obra é uma das finalistas do Prêmio Jabuti. O tema do livro também servirá de “samba enredo da Escola de Samba Tom Maior”.

Como o cordel é um gênero da esfera artístico literária e tem em sua essência a Xilogravura, a Professora de Arte da EBM Alberto Stein – Rosângela Coelho – o contemplou em seu planejamento, e assim, desenvolveu um trabalho em parceria com o evento, transformando tecido, pintura, recortes e poesia, em arte. Esse formato foi pensado para atender as turmas dos Quintos aos Nonos Anos do período vespertino.

O cordelista informou que tem seguidores dentro e fora do País da lives que participa. “Quantas obras lindas, meu Deus do céu. Acho que a Professora foi muito feliz em associar o asteroide B612 com a pandemia. Estou ansioso para que chegue o dia para a gente conversar bastante. Estou muito ansioso para participar do evento organizado pela escola blumenauense”, disse Josué.

Os professores de Língua Portuguesa da EBM Alberto Stein realizaram atividades de leitura, produção textual, pesquisas relacionadas ao gênero Cordel e ao escritor. A novidade da V Conversa com Escritores, é que o link de acesso foi disponibilizado para todas as escolas das redes municipais, estaduais e privadas de Blumenau, com divulgação em todas as redes sociais. Dessa forma, disponibilizou a participação de todo e qualquer público dentro e fora do Estado de Santa Catarina.

A iniciativa permitiu que a Professora de Língua Portuguesa, Isaura Sofia Maciano, do Colégio Universitário UNIDAVI de Rio do Sul, planejasse sua aula online desta quarta-feira com seus estudantes do Quarto Ano, com os quais está trabalhando Cordel.

“Convidei os estudantes a participarem da conversa com o escritor Josué Limeira para que tenham conhecimento da cultura popular nordestina de Cordéis. Que de acordo com as habilidades da BNCC, os estudantes sejam capazes de identificar a função social dos cordéis que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente em casa, na rua, na escola e nas mídias impressas de massa digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. Principalmente porque o autor conseguiu transformar um clássico da literatura mundial, num delicado trabalho de Cordel com uma linguagem muito popular brasileira.”, afirma a professora Isaura.

O evento foi totalmente organizado via web e conta com o apoio do CEMEA – Centro Municipal de Educação Alternativa, disponibilizando dois intérpretes de Libras – Língua Brasileira de Sinais. Nos vídeos abaixo, você pode conferir os dois escritores.

 

GUILHERME KARSTEN | Terça-feira (20)

https://youtu.be/oPmUbpua8mk

 

JOSUÉ LIMEIRA | Quarta-feira (21)

 

https://youtu.be/QRMYcBWZQho

 

 

 

Grupo Telegram
Grupo WhatsApp
Tags

Denúncias, problemas ou elogios? Escreva para contato@oblumenauense.com.br

Posts relacionados

*

*

Top